O bem







Aprendei a fazer bem; procurai o que é justo; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas.

Fazer o Bem é como morrer para si, muito difícil por isso quase não se vê em lugares onde há o culto ao sucesso e ao pódio em 1º lugar! Imagina-se toda a humanidade precisando de um remédio e que a fórmula exista, porém está no DNA de um único humano, filho único em uma família. Para extrair o medicamento a criança terá que morrer. Esta família entregaria seu filho para este fim? Uma história bíblica diz que um homem  de fé fez essa entrega sem ter esclarecimento dos fatos e finalidade, apenas atendeu uma solicitação do Todo Poderoso.  Abraão era o seu nome. Como está escrito:

“E aconteceu depois destas coisas, que provou Deus a Abraão, e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui. E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi.” Gênesis 22:1,2 .

Por uma razão Divina, Deus no local marcado para a entrega e morte do menino, o Deus de Abraão impediu o ato e deixou o menino viver, apenas aprovando a obediência de Abraão e sua fé.

“E estendeu Abraão a sua mão, e tomou o cutelo para imolar o seu filho; Mas o anjo do Senhor lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui. Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho.”Gênesis 22:10-12

“Então o anjo do Senhor bradou a Abraão pela segunda vez desde os céus, E disse: Por mim mesmo jurei, diz o Senhor: Porquanto fizeste esta ação, e não me negaste o teu filho, o teu único filho, Que deveras te abençoarei, e grandissimamente multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e como a areia que está na praia do mar; e a tua descendência possuirá a porta dos seus inimigos;” (Gênesis 22:15-17)

Muito tempo depois Este Deus envia o seu filho de sua majestosa glória celestial para viver entre os homens e morrer entre eles como está escrito: “Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos.”1 João 4:9 . Servindo assim de solução para retirar do homem o mal que o afastava de Deus. O nome do Filho de Deus é Jesus o Messias prometido nas Escrituras Sagradas, este deixou um legado eterno e recomendações importantes como “Ide e fazei discípulos” como está escrito: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações,..."
Mateus 28:19. Nesta recomendação encontramos os seguidores de Jesus, sua Igreja, todos que creram no seu nome. O que é espantoso é que existe uma multidão de cristãos no Brasil e no mundo, mas o mundo ainda anda cada dia mais apodrecendo em seus pecados capitais em consequência da desobediência ao decálogo Divino.

Fazer o bem é assim, algumas vezes com mais intensidade outras com menos, mas sempre para o homem será difícil, é preciso mesmo aprender o ofício no caso humano.  Na maioria das vezes se dividi o que se têm para que  se faça o bem, alguns mais radicais desapropriam-se de tudo que tem.  Tudo que se divide tende-se a diminuir nas mãos dos indivíduos, dividir o pão é ficar com a metade ou menos. Multiplicação é surgir mais um ou tantos outros, dividir é a quebra em partes do que se tem.  Tratar alguém com justiça é algumas vezes abrir mão e direitos que estão tirando o direito de outros.

Para ajudar o oprimido às vezes será necessário enfrentar quem lhe oprime, tratar causas que não lhe compete por estar distante dos problemas de sua própria família ou círculo de amizades, como os órfãos as causas das viúvas. Sempre será um desafio para quem não quer se intrometer em problemas. Mas a recomendação bíblica é “Aprendei a fazer o bem”.
 A Igreja precisa entender que é incompatível dizer que segue a Jesus fechando os olhos para injustiça, é incompatível dizer que segue a Jesus ignorando os que pedem ajuda por causa das diversas opressões, é incompatível dizer que segue a Jesus fechando os olhos para tanta criança abandonada no mundo, é incompatível dizer que segue a Jesus de braços dado com os que ignoram o choro dos necessitados. É incompatível dizer que segue alguém andando por caminhos diferentes do seu Líder Máximo. 

O que escreveu o Profeta Isaías ainda soa como trombetas aos ouvidos dos homens que dizem ser seguidores de Deus, discípulos de Jesus Cristo. Não tem como afirmar: Não ouvi o som da profecia:

Aprendei a fazer bem; procurai o que é justo; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas.
Isaías 1:17


Presbítero
Israel Lopes

Postagens mais visitadas deste blog

Blasfêmia dos homens

Enganadores.

O erro

Ceia do Senhor

Não complique

Entendimento

Páscoa escravagista

Mentira "Santa"

Perdão

Quem crer segue