Coração e Ação




Coração e Ação

“Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração "está longe de mim.” (Mateus 15:8)

"Um coração quebrantado é mais aceitável do que joelhos dobrados."

A Bíblia Sagrada permite que muitos erros fiquem expostos a quem interessar ver. Não descarta-se a ideia de ajoelhar-se diante de Deus para orar e adorá-lo, digno é o Senhor de adoração e é Deus soberano, assim todos sem distinção cedo ou tarde se ajoelharam diante deste Deus. 

Quando alguns fariseus e escribas chegam até Jesus e condenam os discípulos por transgressão da tradição de lavar as mãos, são surpreendidos com a resposta de Jesus quanto  transgressões da Lei de Deus. Quando esses fariseus e escribas colocam suas tradições acima dos mandamentos de Deus, mostram que estão corrompidos e vale mais suas falas do que os mandamentos de Deus. Por isso o texto: “Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens.” (Mateus 15:9). 

A atitude de estar de joelhos apenas não diz nada, como o cantar uma música gospel, fazer uma oração fervorosa em público, gritar, pular, ou qualquer atitude que se diga ser para Louvor a Deus. Como também se as atitudes estiverem no coração e por isso forem externadas em ações, porém estas ações não possuírem bases na Bíblia Sagrada para servirem de louvor e adoração a Deus, também não dizem nada, pois se as obras não acompanharem o que estar no coração ou o coração não acompanhar o que ordena as Escrituras,  nada mais é do que hipocrisia e fingimento quanto a primeira ação, e engano do coração a segunda ação “ Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?” (Jeremias 17:9 ). Ambos momentos produzem  ações que não demonstram a realidade da adoração verdadeira “Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. (João 4:24). 

Sabemos que Deus pesa estes momentos das ações do homem, pois ""Todos os caminhos do homem são puros aos seus olhos, mas o Senhor pesa o espírito."(Provérbios 16:2). Imaginemos que naquele grande Dia do Senhor, quantos vão dobrar seus joelhos diante do Todo Poderoso. Paulo o Apóstolo dos gentios, explica sobre o cuidado dos que se colocam em posição de julgar que fiquem atentos, pois diante do Senhor "todo joelho há de se dobrar". Não colocando o tema “Julgar” em questão, por não ser a intenção do texto aqui. Para se aproximar de um entendimento sobre  esta colocação, basta sabermos sobre o que a Bíblia diz sobre outros temas espirituais como exemplo a "Fé", quando a Bíblia diz que todo o que crê será salvo, implicaria na salvação de demônios? Poderia afirmar isso pois está escrito: "Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o creem, e estremecem.(Tiago 2:19)?, LÓGICO QUE NÃO! Todos são salvos porque falam no nome do Senhor, ou porque expulsão demônios curam os enfermos, etc.? LÓGICO QUE NÃO! Pois está escrito: "Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios?  e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? (Mateus 7:22). 

É nesta linha de raciocínio que surge a frase: “Um coração quebrantado é mais aceitável do que joelhos dobrados”. Existe sempre o risco de ações religiosas se transformarem em apenas tradições e não mais cumprir o papel de sintonizar o que é Divino. O homem pode até conviver com isso, mais Deus não recebe encenações religiosas de nenhum tipo e também não recebe ações que são baseadas em ensinamentos de homens.  Por isso é preciso entender que o ajoelhar-se diante de Deus acompanhará sempre um coração também voltado para Deus ou não, e isto fará diferença.  Os dois textos mesmo com uma distancia em época demonstram tamanha proximidade sobre o assunto;

“Está alguém entre vós aflito? Ore. Está alguém contente? Cante louvores.” (Tiago 5:13);


“Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus. (Salmos 51:17” )

Quando se aproximar de Deus Creia em Jesus Cristo porque Ele é o único mediador entre Deus e os homens, "Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem."
Seja dependente do Espírito Santo para uma interseção eficaz diante de Deus "E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis."(Romanos 8:26 ).

Assim o homem pode alegrar-se, certo que "nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito."


Presbítero
Israel Lopes










Postagens mais visitadas deste blog

Blasfêmia dos homens

Enganadores.

O erro

Ceia do Senhor

Não complique

Entendimento

Páscoa escravagista

Mentira "Santa"

Perdão

Quem crer segue