A saudação de Pedro






 “Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos estrangeiros dispersos no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia;Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas.”(1 Pedro 1:1,2)



O nosso irmão em Cristo o Apóstolo Pedro, é inspirado de forma maravilhosa quando saúda os cristãos dispersos; de fato há um consolo aos que receberam as palavras escritas, pois nas palavras que Pedro envia aos cristãos, ele expõe os seguintes temas que se aprofundados vê-se claramente a profundidade do recado de Deus para os crentes. Os assuntos se seguem data forma:

-Autoridade do apóstolo de Jesus Cristo;
-Sua carta é dirigida aos eleitos de Deus;
-A presciência de Deus Pai;
-Santificação do Espírito;
-Uma eleição para obediência;
-O Sangue de Cristo;
-Uma Multiplicação da Graça e da Paz;

-Autoridade de apóstolo de Jesus Cristo;

Não foi nenhum homem que chamou e enviou o Apóstolo Pedro, o poder que estava sobre ele como líder vinha do auto e não da terra, a autoridade era Divina e não humana. Crer assim não é opcional para o cristão, porque ao contrário poria em dúvida os conselhos do Espírito de Deus para os cristãos.

-Sua carta é dirigida aos eleitos de Deus;

Deus cuida dos seus e aí entra um tema que muito tem gerado debates e desconfianças entre cristãos, porém entre os cristãos a qual o Apóstolo Pedro escreve era normal, era maravilhoso, era gratificante saber que o Deus todo poderoso os elegeu. Aos que ouviram o Apóstolo Pedro declarar no poder de Jesus Cristo , inspirado pelo Espírito santo que eles estavam como eleitos de Deus, é certeza ter sido  a causa de uma alegria na alma;

-A presciência de Deus Pai;

O conhecimento sobre o futuro, o que há de acontecer, com os homens selam a fala de eleição que o Apóstolo Pedro transmite aos cristãos. Vê- se claramente nas palavras que acreditar na “presciência” de Deus quanto acontecimentos futuros não estava á ser questionado, mais fazia parte do regozijo dos crentes em saber que antes que eles decidissem por Cristo, O Senhor decidiu salvá-los. Para o cristão moderno parece não ser compreensível este grande e maravilhoso feito de Deus, porem tanto para Pedro como para os crentes da época, pelo que foi escrito eles entenderam bem o recado de Deus, “Eleitos segundo sua presciência”.

-Santificação do Espírito;

O Apóstolo ressalta sobre o porquê os cristãos foram eleitos, qual a finalidade, e não ficam os ouvintes desta Epístola apenas com o título, mais com uma certeza de que eles conseguem sim se separar, conseguem sim suportar as dores, aflições que ainda estão por vir, porque são eleitos de Deus e Deus não erra. Eleitos segundo a presciência de Deus para santificação. A eleição dos cristãos que ali estão por Deus na eternidade, agora se faz atual e concretizando-se na vida do cristão ali estão. O responsável por este feito é o Espírito Santo, Ele opera na alma do homem que Deus escolheu separando a todos para Deus.

-Uma eleição para obediência;

Assim quando o Apóstolo Pedro passa a falar a palavra “obediência” logo sabe-se que o cristão está equipado para ser obediente a Deus. Por quem ele o cristão foi equipado? Pelo próprio Deus na pessoa do Espírito Santo. O Espírito Santo está ao lado é consolador, ajuda nas tribulações a entendermos os propósitos Divinos quanto à vida do cristão.

-O Sangue de Cristo;

Nada que o Apóstolo Pedro viesse falar teria sentido para suas vidas se o Sangue da nova Aliança não os tivesse alcançado “suas vestes lavadas no Sangue do Cordeiro”. Para mais uma vez os cristãos ali sentissem a presença do Espírito Santo testificando a salvação de cada eleito, Deus usa poderosamente o Apóstolo Pedro para lembrá-los que o sangue de Jesus cristo purifica o homem para então entender o espiritual. Desta forma a palavra que é escrita inspirada por Deus é “o Sangue de Cristo”. Os que ali estavam não precisariam saber que eles estavam separados e distantes de suas terras, até mesmo conhecidos, porém o sangue de Jesus cristo não vê fronteiras, barreiras, são marcados, são banhados no sangue da nova aliança dispersos materialmente sim mais de Deus jamais. Deus não esquece e nem olha de longe os seus, O senhor é sempre próximo, é “Deus Conosco”.


-Uma Multiplicação da Graça e da Paz;

Por fim esta saudação do Apóstolo Pedro, declara em suas palavras graça e Paz em abundância. O Cristão não pode ficar sem Paz, e a Graça de Deu, é misteriosamente multiplicada, mesmo que a situação seja de perigo, alvoroço, inquietação por causa de algo que possa estar por vir. Segundo o Apóstolo Pedro, a Paz se multiplique na vida dos que Deus elegeu, a Paz se multiplique na alma dos que Deus elegeu, e assim seja.

É Importante entender que tesouros saíram da mente de Deus para mente do Apóstolo Pedro, saciando assim as almas dos eleitos de Deus com a Palavra de Deus. Para quem era um pescador, agora estava como despenseiro dos mistérios de Deus para os cristãos na Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia, e não sabia o Apóstolo Pedro que estaria a ensinar estes mistérios a milhões de gerações de eleitos de Deus.

Em apenas dois versículos, uma simples saudação, o Apóstolo Pedro deixa claro que ele estava na posição de um homem chamado e enviado para falar da parte de Deus, com poder do auto e não com autoridade dos homens. Falar para homens comuns, sem super poderes, sem super espiritualidade, que estavam dispersos, porém escolhidos e acolhidos pelo próprio Deus. Cristãos preparados e separados pelo próprio Espírito Santo, para obediência a Deus. Estes também receberam o direito de ingressar em uma nova aliança no Sangue de Jesus Cristo, e por isso lhes é multiplicada a Paz e a Graça de Deus Maravilhoso. Amém


Presbítero
Israel Lopes






Postagens mais visitadas deste blog

Blasfêmia dos homens

Enganadores.

O erro

Ceia do Senhor

Não complique

Entendimento

Páscoa escravagista

Mentira "Santa"

Perdão

Quem crer segue