Jerusalém e Atenas


 Jerusalém ou Atenas?

“Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo;”

A Igreja receberá um grande avivamento através do Espírito Santo, quando começar novamente a dar mais valor a Bíblia Sagrada do que a Filosofia. Não desprezando o conhecimento filosófico, mas como já escreveu Tertuliano: “O que tem a ver Atenas com Jerusalém?”. Jesus nosso Salvador disse: “Porventura não errais vós em razão de não saberdes as Escrituras nem o poder de Deus?” 

É necessário não dar oportunidades para os lobos que usam da filosofia para construir sermões para ridicularizar e diminuir as doutrinas bíblicas, para meros conselhos que o tempo deixou no passado. Com fala educada e sermões bem arranjados conseguem declamar com veemência muitos nomes importantes do pensamento humano junto com seus conselhos que parecem resolver os problemas dos homens quanto a vida. Pura ilusão, pois o maior problema do homem está na sua separação e distancia de Deus seu Criador. Essa aproximação não se dá com conhecimento do homem para o homem, mais se dá de forma única através do conhecimento da verdade, e esta verdade é Jesus Cristo o Filho de Deus, Salvador, dos homens que nasceram da vontade de Deus.

Não existe a pretensão de apoiar o desconhecimento filosófico das questões da vida e do homem, pelo contrário existe sim uma necessidade da observação dos problemas enfrentados pelo homem a luz da filosofia. É certo que o cristianismo herda da filosofia muitas das ideias que são fundamentais, uma delas pode-se citar a doutrina do “logos” que torna-se um fator complicador segundo o estudo da história do pensamento trinitário e cristológico segundo TILLICH. 

Porém deve-se entender também que a filosofia não entende o pecado como é entendido sob raciocino Judaico messiânico. Sob o entendimento messiânico, sabe-se que os cristãos absorveram seus ensinos da cultura judaica. Para o cristão o pecado é distanciamento de Deus e não uma mera insensatez cujo a sabedoria poderá encarregar de salvar o homem. Para o cristão somente a Graça concedida por Deus salvará o homem por intermédio de seu Filho, e a salvação não é de outra coisa se não da ira de Deus.

Preferir anunciar salvação por meios bíblicos ao invés do anuncio da filosofia parece estranho, pois entende-se isto por desprezo do "saber". Porém tratando da mensagem da salvação é necessário o saber, mas o saber segundo é concedido por Deus para tal tarefa, proclamar o Reino de Deus. Ora não se despreza a filosofia, apenas coloca-se a Bíblia em primeiro lugar na pregação do evangelho, escolhendo assim Jerusalém ao invés de Atenas, a Bíblia Sagrada ao invés da Filosofia.

A Bíblia trata sobre o homem como um pecador e trata de Deus sendo Deus o único que pode salva o homem. Portanto pregar o Evangelho de Jesus Cristo usufruindo da filosofia cuja a mensagem do erro humano está fundamentada apenas na insensatez, é incompatível com os textos bíblicos que declaram que o homem pecou e destituído está da glória de Deus. “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;” Romanos 3:23

Não se deve esquecer que a pregação do evangelho é poder de Deus, mesmo que alguns a considerem loucura, mais sabe-se que esta consideração como loucura por que o entendimento dos homens está debilitado para compreender. Se aceitarmos que os assuntos, que na sua maioria são 90% filosofias e 10% doutrina bíblica, que estão tomando os púlpitos das igrejas e isto para ser otimista, são suficientes para que a igreja tenha um culto perfeito e educado aos olhos humanos, porém a igreja terá dificuldades em anunciar ao mundo e acreditar em muitos textos bíblicos que sempre fizeram parte da pregação do Evangelho de Jesus Cristo como:
“Então abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras.
E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressuscitasse dentre os mortos,
Lucas 24:45,46

“E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus.
A vós também, que noutro tempo éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, agora contudo vos reconciliou No corpo da sua carne, pela morte, para perante ele vos apresentar santos, e irrepreensíveis, e inculpáveis, Se, na verdade, permanecerdes fundados e firmes na fé, e não vos moverdes da esperança do evangelho que tendes ouvido, o qual foi pregado a toda criatura que há debaixo do céu,” Colossenses 1:20-23


Quando não se da a primazia às escrituras, tenta-se esconder que é necessário que se abram os olhos para entender o que Deus falou através da Bíblia Sagrada. A mensagem principal está nas Escrituras e não nos discursos filosóficos sobre a insensatez humana. Jesus veiou padeceu com morte de cruz, mais no terceiro dia ressuscitou do meio dos mortos. Esta mensagem está além da compreensão humana, se Deus não intervir na mente do homem lhe fornecendo o novo nascimento , esse homem caído no pecado e não apenas insensatez fatalmente não entenderá. Como foi escrito aos colossenses: “A vós também, que noutro tempo éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, agora contudo vos reconciliou.” Colossenses 1:21

As pregações contemporâneas tentam justificar o homem sem o justificador, sim pois a Bíblia deixa sem dúvidas que é Deus que o justifica: “Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.” Romanos 8:33

Não se pode esquecer que a pregação do Evangelho de Jesus Cristo não está apenas no conhecimento adquirido sobre o Filho de Deus e os mistérios do seu Reino. Existe um fator que simplesmente é negligenciado por motivos que pertencem a contemporaneidade que possui sua base de raciocínio no relativismo. O relativismo é a defesa sobre os pontos de vista não possuir verdade absoluta. Os valores são apenas apontados como valor relativos, usa-se subjetividade, e respeita-se as diferenças de interpretações por causa da percepções e considerações de cada ponto de vista. Para esta forma de pensar alguns textos bíblicos que mostram a importância do poder de Deus para proclamação do Evangelho de Cristo ficam impossíveis para a mente humana se ela já estiver instruída com a palavra “depende”. Vamos ver alguns textos bíblicos que desafiam a mente humana:

“E Jesus, respondendo, disse-lhes: Porventura não errais vós em razão de não saberdes as Escrituras nem o poder de Deus?”
Marcos 12:24

“E, convocando os seus doze discípulos, deu-lhes virtude e poder sobre todos os demônios, para curarem enfermidades.”
Lucas 9:1

“Pelo poder dos sinais e prodígios, e pela virtude do Espírito de Deus; de maneira que desde Jerusalém, e arredores, até ao Ilírico, tenho pregado o evangelho de Jesus Cristo.”
Romanos 15:19

“Porque, ainda que foi crucificado por fraqueza, vive, contudo, pelo poder de Deus. Porque nós também somos fracos nele, mas viveremos com ele pelo poder de Deus em vós.”
2 Coríntios 13:4

“Para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.”
1 Coríntios 2:5

“Chamou a si os doze, e começou a enviá-los a dois e dois, e deu-lhes poder sobre os espíritos imundos;”
Marcos 6:7

“Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus.”
1 Coríntios 1:24

“E, chegando ao templo, acercaram-se dele, estando já ensinando, os príncipes dos sacerdotes e os anciãos do povo, dizendo: Com que autoridade fazes isto? e quem te deu tal autoridade?”
Mateus 21:23

Cada texto Bíblico que foi citado acima, possui seu contexto voltado para pregação do Evangelho de Jesus Cristo o Filho de Deus, Salvador de muitos. Como pregar sobre Jesus sem o poder de Deus? Como anunciar nos púlpitos filosofias de vida sem deixar a Bíblia e seu contexto sobre a vida escondidos?

Muitos pregadores tentam arrebanhar almas para fazer seguidor dele mesmo, não de Cristo e a maneira mais fácil de fazer isso é deixando a bíblia e as suas doutrinas em segundo plano, pois  se a Bíblia for para o primeiro lugar na pregação Deus será adorado e se fará seguidores de Deus e não de homens. No texto aos colossenses está explicito esta investida:

“Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo;”
Colossenses 2:8

Percebe-se nos dias atuais uma exaltação do homem para o homem, os louvores são para os homens, as pregações são expostas de forma que o público grave bem quem foi que pregou menos o conteúdo pregado, lembra-se do pregador mais pouco se lembra da mensagem pregada e quando há a lembrança sobre a mensagem não se refere-se ao que está escrito na Bíblia Sagrada. É fato que muitas vezes entre as palavras educadas e bem articuladas com bases em tantos pensamentos de grandes homens, não encontra-se a Bíblia. Desta forma percebe-se claramente que o glorificado sempre é o homem, e mais uma vez se cumprisse o que está escrito: “E Jesus, respondendo, disse-lhes: Porventura não errais vós em razão de não saberdes as Escrituras nem o poder de Deus?”Marcos 12:24

Não sepulta-se a filosofia, antes estuda-se, e examina-se também, pois nela também estão os anseios dos homens em todo tempo e a procura da solução para sua insensatez. Porém pregadores e trabalhadores do Reino de Deus, consideram a Palavra de Deus Superior, como está escrito:

“Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.” Hebreus 4:12

Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra. 2 Timóteo 3:16,17

Considerando assim a pregação do Evangelho de Jesus Cristo, a Igreja pode aguardar grande manifestação do poder de Deus através do Espirito Santo novamente nos cultos e liturgias das igrejas evangélicas espalhadas pelo Brasil.

Que possam todos que pregam a Salvação em Jesus Cristo dizer:

“Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. Romanos 1:16



Presbítero
Israel Lopes

Postagens mais visitadas deste blog

Blasfêmia dos homens

Enganadores.

O erro

Ceia do Senhor

Não complique

Entendimento

Páscoa escravagista

Mentira "Santa"

Perdão

Quem crer segue