Teologia e o Pregador




"Os escritores bíblicos foram plenamente inspirados, porém não de tal modo que resultasse supérfluo o mandamento de esquadrinhar as Escrituras" (E. Lund)

"Os ministros são embaixadores de Deus e falam em nome de Deus, se pregarem aquilo que se fundamenta nas escrituras,"(john stott)




A preocupação em entender sonhos, tentar conhecer o futuro, entender o que está escondido, procurar o que é misterioso, é normal para a humanidade que possui sua fraqueza a cada dia ampliada por causa dos pecados cometidos. Porém uma igreja que é Cristã deve abandonar toda forma de ocultismo e se apegar as interpretações das sãs doutrinas provenientes apenas das Escrituras Sagradas. Jesus é Luz e quando Ele está toda treva é dissipada, não há lugar para ocultismo dentro da igreja de Cristo, pois o Senhor não é Deus de confusão. 

Não é fácil, porém Deus capacitou uns para mestres outros para doutores, e tantas outras capacitações provindas do Espírito Santo, Deus estava antevendo que muitos seriam os enganos, até porque mesmo que queiram invalidar, ou não acreditar, o "enganador" faz bem o seu oficio. Por isso importa que aquele que tem certeza que Deus o chamou para pregar o evangelho de Jesus Cristo, pastorear o seu rebanho, precisa meditar na Escrituras, estudá-las de forma que tenha certeza no íntimo da sua alma que o que pregou nos trinta minutos que lhe foi conferido foi aprovado pelo Senhor. Tem que possuir a consciência tranquila porque sabe que não feriu os princípios divinos do Senhor deixados nas Escrituras para salvação dos homens. Não deve-se arriscar pregar um outro Cristo, ou um outro evangelho. Conselhos e conceitos que emanam da intelectualidade do homem são bem vindos sim porque Deus nos fez racional, porém o que sustenta a Igreja do Senhor é a Sã Doutrina. 

Realmente o caminho a percorrer é longo, árduo, trabalhoso, mas recompensador quando Deus permitir ao pregador ver e compreender os resultados. Por isso não se deve rejeitar a Teologia com suas disciplinas, pois o que mais esta ciência faz é esforçar-se a compreender e estudar as Escrituras Sagradas e principalmente como trazer os seus ensinamentos para nossos dias. Rejeitar a ciência Teológica é semelhante a dizer que posso ler uma Bíblia sem ser alfabetizado. 

Importante a compreensão que se tem sobre disciplinas como Hermenêutica, Exegese, Teologia Sistemática, Bíblica, hamartologia, pneumatologia e tantas outras disciplinas. A Teologia e o domínio das suas disciplinas não podem ser utilizadas para mostrar a soberba interior do pregador, ou alavancar seu ego como aquele que tem a última palavra sobre determinado assunto. Ao explanar as Escrituras, o pregador deve esvaziar-se da sua soberba pois Deus "abate o soberbo", pregador deve se encher do Espírito Santo e cumprir seu ofício de "arautos de Deus". As disciplinas Teológicas, precisam ser usadas como ferramentas para com habilidade procurar entender nas Escrituras Sagradas o que Deus quer transmitir para alimento do seu rebanho. 

Infelizmente alguns procuram o conhecimento para se apresentarem superiores ao seu próximo, há o esquecimento sobre o que diz a Bíblia sobre os ministérios na igreja:

Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;
E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;
E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas.
Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.
Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.
Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.
1 Coríntios 12:8-13

Olhando para o texto Bíblico, entende-se que o Espírito de Deus é o responsável por iluminar os filhos de Deus para que o trabalho na congregação não seja para benefício e interesse próprio de cada um, semelhante ao texto bíblico:

E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações.
Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação.
Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.
2 Pedro 1:19-21


Para que este tipo de erro não venha tomar conta da igreja, é necessário a educação bíblica  teológica de todos que dizem ser chamado para "ministrar" ao povo de Deus.  Um pastor de uma congregação que não sabe ensinar as Escrituras Sagradas à igreja, comete um sacrilégio, um pregador que expõe os sermões bíblicos levando em considerações as suas idéias e o que acha sobre determinada passagem bíblica e não procura conhecer o que a própria Bíblia diz sobre o que ele intenta em pregar comete um sacrilégio. Isto se aplica a todo serviço dentro de uma congregação, música, artes, Escolas Bíblicas, e tantos outros serviços. Sem o respaldo das Escrituras os cultos e seus ritos pode incorrer em pecados diversos e gravíssimo, mais principalmente os de ocultismo e idolatria.



Tantas perguntas podem ser formuladas pensando no que se fala e ensinam nas igrejas,:


  • A Bíblia molda a mente de um pregador ou a mente de um pregador molda Bíblia? 
  • O que o Pastor achar, é o que é certo, ou o que está escrito na Bíblia é o correto?
  • Como saber se o que se ensina das Escrituras é certo mesmo que esteja sendo usado textos bíblicos para sustentar os argumentos?
  • E as doutrinas de demônios, como identificá-las, e os ensinamentos de homens como sabe-los?
Abaixo alguns textos bíblicos já servem para estudo para procurar respostas:

"Se alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade, 1 Timóteo 6:3"

"Por isso, deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até à perfeição, não lançando de novo o fundamento do arrependimento de obras mortas e de fé em Deus, Hebreus 6:1"

"Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens."
Mateus 15:9

"Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; 1 Timóteo 4:1"

Olhando para os textos se vê uma clareza tal que duvida-se se seria possível errar. No entanto é de se escandalizar quantos erros existem em congregações quanto a doutrinas e ensinamentos supostamente vindos das Escrituras Sagradas, supostamente apenas, porque a ideia do homem é mandante no que se quer ensinar, e a Bíblia apenas serve como apoio, uma forma de intimidar homens com o jargão "Deus está falando". 


Deus pretende usar o homem por completo na sua obra. Deus não chama o homem sem sua mente, Ele chama o homem e renova sua mente para conhecer o que sua obra na terra precisa para continuar crescendo em graça e conhecimento. Os que são chamados para o ensino e não se colocam a estudar as Escrituras, a sua chamada é no mínimo duvidosa. Então mãos a obra pregador! Segue algumas dicas de livros para ajudar a errar menos ao estudar um texto bíblico. Deus continue iluminando a mente dos seus trabalhadores.


Presbítero
Israel Lopes






Postagens mais visitadas deste blog

Blasfêmia dos homens

Enganadores.

O erro

Ceia do Senhor

Não complique

Entendimento

Páscoa escravagista

Mentira "Santa"

Perdão

Quem crer segue