Crer é preciso

Reflexões em João 11.1-44







E folgo, por amor de vós, de que eu lá não estivesse, para que acrediteis; mas vamos ter com ele.(João 11.15)”


O Evangelho de Jesus segundo o livro de João 11


"Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome" ( Jo 20:31 ).
O evangelista João destacou o motivo de ter narrado os milagres operados por Cristo: "Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome" ( Jo 20:31 ). Não podemos ignorar a intenção inicial do escritor que é revelada em suas próprias palavras, conduzir o leitor a Fé em Jesus o Cristo, o Filho de Deus. É assim que com este pensamento que começamos a ler o texto escrito no Evangelho segundo escreveu João. 


O milagre da ressurreição de Lázaro dentre os mortos é o ponto máximo de todos os sinais precedentes que revelam a glória de Deus através de Jesus Cristo. A morte, inimigo final da humanidade, é confrontada por aquele que é a ressurreição e a vida; aparecem neste evento, três grandes temas: Ressurreição, Morte e Vida. Este evento também mostra que alguns reconhecem a glória revelada e creem em Jesus, outros mesmo diante desta glória revelada eles mesmos voltaram as suas mentes a procurar a morte de Jesus.

Alguns erros:


Usar a palavra “pedra” “Disse Jesus: Tirai a pedra.(João 11.39)” como uma figura de linguagem a ser estudada no texto para tentar explicar a falta de Fé de Marta; esta informação não condiz com a resposta de Marta “ eu Creio” (João 11.27) e o texto está como “tirai a pedra.” e não “tirai a pedra Marta.” É uma questão aí de leitura, pois existe um ponto e logo depois há o argumento de Marta.

Usar a expressão “ tirai as ataduras e deixai-o ir” como figuras de linguagem é um erro. Em resumo o texto é um texto literal e tem que ser tratado assim para uma compreenção correta dos seus significados e lições para quem lê.

Origem do Nome Lázaro

Origem: Grega, Hebraica, Bíblica
Lázaro: Significa “Deus socorreu”, “Deus ajudou”.
A partir do grego Eleázaros, é o mesmo que Eleazar, nome originado no hebraico Elazar, através da união dos elementos El que significa “Deus, Senhor” e ézer, que quer dizer “socorro” e significa “Deus socorreu, Deus ajudou”.
Um é o irmão de Maria e Marta que foi ressuscitado por Jesus Cristo, e o outro é um mendigo leproso que é mencionado na parábola “O Rico e Lázaro”.
Em razão do personagem leproso, o nome passou a ser associado a esta doença, tornando-se muito raro durante a Idade Média.

Ressurreição de Lázaro

Estudiosos enxergam nesta ressurreição um "milagre essencial" que inicia uma sequência de eventos que levará à crucificação de Jesus. Sabemos que outras existiram como a ressurreição do filho da viúva de Naim, também a ressurreição da filha de Jairo, mas após a ressurreição de Lázaro muitos dos principais procuraram matar Jesus.

Significado do Nome Betânia







Origem: Hebraica Betânia: Significa, “casa dos figos” ou “casa das tâmaras verdes”. Esta cidade bíblica está atualmente Localizado na encosta sudeste do Monte das Oliveiras, a menos de 2 milhas (3,2 quilômetros) a partir de Jerusalém, a cidade é comumente identificada como o local da aldeia bíblica de Betânia.

O nome de al-Eizariya refere-se ao Novo Testamento figura Lázaro de Betânia. O significado do nome al-Eizariya também pode ser encontrada com a tradução de “casa da aflição” ou “casa da obediência”. Porém para os estudos bíblicos Utiliza-se a palavra na sua origem origem no hebraico beit-te’enah, que quer dizer “casa dos figos”. O original em hebraico era o nome da pequena cidade localizada no Monte da Oliveiras. Em resumo Betânia, um vilarejo a aproximadamente 3 km  de Jerusalém depois do monte das Oliveiras no caminho para Jericó, lugar preferido de Jesus para repouso, pois lá residia seus amigos Marta, Maria e Lázaro.

Esta cidade teve importância


pois Jesus sempre se dirigia para lá pois era lá que estavam seus amigos amados;

Em (Mc.11/1) foi para aqueles lados que Jesus mandou pegar um jumentinho que o conduziria pela cidade onde seria aclamado Rei. ; Em (Mt 21.12-17) Foi a cidade que se dirigiu com seus discípulos após expulsar os comerciantes no templo, fazer milagres no templo e ser louvado pelas criancinhas com “hosanas ao filho de Davi” Em Lc 24.50,51 foi a cidade onde Jesus estava quando quando logo após ordenar que ficassem a espera do revestimento de poder, abençoou seus discípulos e foi elevado aos Céus; Uma cidade que neste texto de João era palco de luto de uma família querida de Jesus, onde há luto há tristeza, angustia. O texto existe para ensinar que a fé é superior a todos estes sentimentos.

I- Informando a Jesus o problema (Texto João 11.1-16)


A) 3. “Senhor, eis que está enfermo aquele que tu amas.”
Uma frase que mostra uma verdade que muitos tentam camuflar em muitas igrejas hoje. Os que Deus ama também ficam enfermos.

B) 4. “Esta enfermidade não é para morte, mas para glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela.”

Jesus com estas palavras esclarece mais uma vez algo que a humanidade custa a entender, ou seja o mortal morre. É sabido que doenças são responsáveis pela morte de milhares de homens. Naquele momento Jesus informa que a vez de Lázaro ainda não tinha chegado, embora todos entende-se que sim. O fato é que aquela situação tinha sido escolhida para glorificação do filho de Deus e não o fim de Lázaro, até porque o personagem principal do texto é Jesus e não Lázaro.

a fim de que o filho de Deus seja por ela glorificado” Esta afirmação de Cristo refere-se a uma glorificação de Cristo através do milagre da ressurreição de Lázaro. De fato esta glorificação está ligado diretamente com sua morte, pois após este grande feito muitos que alí estavam procuraram a sua morte ver João 11.46-54.

C) 9. “Jesus respondeu: Não há doze horas no dia? Se alguém andar de dia, não tropeça, porque vê a luz deste mundo; 10.Mas, se andar de noite, tropeça, porque nele não há luz.”

Uma resposta um tanto enigmática, porém se compararmos com João 9.5 12.46, que diz: “Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo" ( Jo 9:5 ); "Eu sou a luz que vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas" ( Jo 12:46 ).”vamos perceber que Jesus estava repreendendo seus discípulos e ensinando a confiar no que Ele diz pois ele é a Luz. Mas seus discípulos retrucaram e queriam explicar para o Mestre sobre o perigo que era ir para Betânia.

Temos que seguir o que Jesus diz e não duvidar das decisões do Mestre sobre o que fazer, pois Ele sabe o que é o melhor.

Por isso Jesus fala a eles:
15. “E folgo, por amor de vós, de que eu lá não estivesse, para que acrediteis; mas vamos ter com ele.”

II- Jesus Chega até onde está o problema (Texto João 11.17-44)







A) 17. “Chegando, pois, Jesus, achou que já havia quatro dias que estava na sepultura.”
19. “E muitos dos judeus tinham ido consolar a Marta e a Maria, acerca de seu irmão.”

Morte. “adormeceu” - No novo Testamento, a morte é frequentemente representada como um sono:
exemplos:

A morte de Estêvão:
“E, pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu.” Atos 7:60

Quando Paulo fala do mistério do arrebatamento:

“Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados;”1 Coríntios 15:51

Quando em tessalonicenses, Paulo fala a respeito dos que morrem em Cristo:
“Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança.”1 Tessalonicenses 4:13
O Cristão não acredita ser vencido pela morte, porque Jesus lhes garante a vida eterna. "E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho."1 João 5:11

B) 21,25,26 “Disse, pois, Marta a Jesus: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido.
Disse Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto,
viverá;...E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?”

se estiveras aqui” Esta afirmação demonstra o quanto estava direcionado o coração das irmãs Marta e Maria para a morte e o que ocorrera no passado. Jesus estava lá junto a elas agora mais o coração turbado pela tristeza não conseguia se alegrar; Jesus afirma Ele ser a ressurreição e a vida. Assim Marta concorda afirmando que “Jesus é o Cristo” afirmação esta que demonstra a sua fé em Jesus o filho de Deus, mais mesmo assim a tristeza quando é muita não tem como disfarçar,

Uma poderosa afirmação que só poderia vir de um Senhor poderoso no Céu e na Terra: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crer em mim, ainda que esteja morto viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá eternamente. Crês isto?” Este é o verdadeiro motivo para aceitar a Cristo como Salvador a salvação da morte eterna que é a “segunda morte”.

Importante entender que Marta e Maria em nenhum momento deixaram de crer em Jesus. Semelhante a Marta e Maria, outros no passado também agiram de forma estranha diante de palavras vindas de Deus que desafiavam suas mentes mortais e limitadas.

Em Gn 17:17 Abraão é o pai da Fé, porém ao ser informado que teria um filho com Sara, sendo ambos de avançada idade, ele riu-se do que lhe fora dito por Deus . De igual modo em (Gn 18:12 -13 Sara quando ouviu que haveria de conceber, também riu; Nm 11:21-23 Moisés não entende o que Deus faz e como faz e questionou a palavra de Deus:


Degolar-se-ão para eles ovelhas e vacas que lhes bastem? Ou ajuntar-se-ão para eles todos os peixes do mar, que lhes bastem? Porém, o Senhor disse a Moisés: Teria sido encurtada a mão do Senhor? Agora verás se a minha palavra se há de cumprir ou não.
Números 11:22,23

Eles creram em Deus com relação aos bens futuros, porém foram surpreendidos com o fato de Deus prover de forma extraordinário e sobrenatural para o seu momento presente de forma que foram surpreendidos por Deus.

Marta e Maria acreditava sim no poder de Deus e no que estava reservado em benção para o futuro, só não contavam que o plano de Deus era para aquele momento, a morte era a única recompensa para um homem, Deus resolveu mostrar o plano da vida em Jesus Cristo seu Filho. Elas foram surpreendidas pela vida!

Algumas vezes nos voltamos tão disciplinadamente para o que aprendemos e sabemos e assim seguimos, que esquecemos que é Deus quem dá a última palavra.
11-27. A confissão de Marta “ Tú és o Cristo” tem a semelhança com a declaração de Pedro em (Mt 16.16) “E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.” Uma amostra que Marta estava com uma fé verdadeira,fé provinda do Espírito Santo para nosso coração, fé demonstrada pelo convencimento que só o Espírito de Deus pode conceder. “Ele convence o homem “E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.
João 16:8”. A tristeza e as angustias deste mundo, não impedirão os salvos em Cristo de ter esta Fé...


C) 28,29,32 “e chamou em segredo a Maria,” “Ela, ouvindo isto, levantou-se logo, e foi ter com ele. “vendo-o, lançou-se aos seus pés, dizendo-lhe: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido.”

e chamou em segredo a Maria” Jesus queria falar apenas com Maria. Sabe-se no texto que outros estavam também chorando a morte de Lázaro, a conversa de Jesus era com Maria e não com outros.

Ela, ouvindo isto, levantou-se logo, e foi ter com ele.” Vemos que agora Maria tem pressa em atender ao Mestre. No versículo 20, Marta vai ao encontro de Jesus logo que sabe que ele está na cidade, porém Maria permaneceu onde estava. Porém agora é diferente, Jesus está chamando Maria.

vendo-o, lançou-se aos seus pés,” Diferente de Marta, Maria não derrama seu coração perante o Mestre de pé mais “ lança-se aos seus pés”. De joelho é melhor, humilhar-se perante Jesus é melhor, prostrar-se diante de Deus é melhor.


D) 33,35. “Jesus... moveu-se muito em espírito, e perturbou-se....Jesus chorou.”

A situação dos homens diante da morte, do desconhecido, comove Jesus, ainda mais envolvendo uma família que Jesus amava, o texto diz que Ele ficou perturbado, Ele chora. Mostrando uma reação até então desconhecida para um Deus, para o filho de Deus.


Conclusão:


40. “Disse-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus?”
44-E, tendo dito isto, clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora. E o defunto saiu, tendo as mãos e os pés ligados com faixas, e o seu rosto envolto num lenço. Disse-lhes Jesus: Desligai-o, e deixai-o ir.


O tema crer está exposto aos envolvidos nesta história. Crer não é fácil, por isso a Glória de Deus é manifesta debaixo de fé.

Jesus chama pelo nome aquele que conhece desde a eternidade, o defunto sai amarrado pés e mãos, ressuscita para a vida, pois o dono da vida chamou seu nome. a vida de Lázaro e suas irmãs nunca mais será a mesma, e a vida dos que assistiram também não será a mesma. Muitos creram no Filho de Deus, e suas vidas mudaram em direção a Jesus para servi-los, porém muitos também foram impelidos como que por uma força maligna para matar a Jesus, parecido como o espírito que toma a vida de Judas Escariotes na última Páscoa.

Jesus chama-nos para crer que Ele é a luz, a vida, a ressurreição, Salvador de todos que crer, a Glória de Deus está revelada nEle, o que é impossível ao homem é possível a Deus. O texto deixado nas Escrituras Sagradas possui o objetivo de direcionar os homens ao conhecimento da verdade e a verdade é Jesus Cristo, “conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”, Quando somos libertos por Cristo passamos a crer no Filho de Deus, pois esta é a vontade de Deus.

Ficamos paralisados diante de situações adversas da vida, a tristeza, angustia, depressão, ira, mágoa, e a morte consegue juntar tudo e nos fazer parar e não mais andar. Não era apenas Lázaro que estava morto, sua família estava morrendo junto com a tristeza, angustia, e pesar, talvez não esperavam a morte, até porque já tinham ido avisar a Jesus sobre a doença de Lázaro. Jesus livrou do túmulo físico a Lázaro, e sua família Jesus também livrou de um túmulo um túmulo espiritual com lápides de tristezas, angustias, lamentos. Jesus ressuscitou a Lázaro e sua Família.

Porém a voz de Jesus Cristo ainda ecoa em alto e bom som, como a Bíblia diz “com grande voz” “Lázaro sai para fora!” isso significa que Jesus ainda revela seus mistérios diante das tribulações da vida humana quando diz: “se creres verás a glória de Deus”. A lição não era para Lázaro e sim para os que estavam vivos, pois eles sim estavam presos em cadeias denominadas como angustias da vida, fazendo com que a fé em Cristo não fluísse. A ressurreição de Lázaro era física mais os que estavam lá presenciando o milagre precisavam reconhecer o grande feito espiritual que estava acontecendo, as previsões sobre Lázaro precisariam ser refeitas, o julgamento interior de cada individuo-o ali presente estava em revisão, pois diante do ocorrido não tinha -se contestação. Agora restava apenas o caminho da fé, acreditar que Jesus era Cristo era aparentemente a única alternativa diante da glória revelada o “Filho de Deus” a própria vida estava ali entre eles.

Não foi assim que ocorreu, a unanimidade nesta crença também não estabeleceu-se. Sabe-se que muitos creram mais muitos também ignoraram rapidamente a importância do ocorrido e partiram para o ataque com suas acusações ao que não poderiam explicar, mais não interessaria a eles pois não lhes foi colocado a Graça da fé em Cristo Jesus o Salvador. Resolveram rejeitar a ressurreição, ficar na gruta da descrença limpando dia após dia seus sepulcros caiados. Preferiram arriscar ficar com o choro de luto do que com o jubilo de alegria, rejeitaram a vida preferindo a morte. Porém os que creram fizeram festas e continuariam em festa contando a todos a manifestação da glória e poder de Cristo na ressurreição de Lázaro, Em fim o evento da ressurreição de Lázaro era para os os que se achavam vivos encontrarem a verdadeira vida, Jesus Cristo o Filho de Deus. Glória a Deus!

Deus continua chamando os homens à vida: Vem para fora, sai desta caverna, sai desta condição de decadente, deixa essa angustia diária de morte, deixa o choro de luto, Jesus cristo te chama para vida, vem viver uma vida com abundância, Creia em Jesus o Cristo Filho de Deus.

“O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. João 10:10


Presbítero
Israel Lopes

Postagens mais visitadas deste blog

Blasfêmia dos homens

Enganadores.

O erro

Ceia do Senhor

Não complique

Entendimento

Páscoa escravagista

Mentira "Santa"

Perdão

Quem crer segue