Evangelho adocicado dificilmente testemunhará do Cristo dos Evangelhos
A pregação do Evangelho de Jesus Cristo adocicada, a bíblia sendo anunciada de forma aveludada, adaptações linguísticas para não ferir o ego do homem moderno ao mostrar que seus estudos e ciências humanas, são inferiores aos ensinos Bíblicos de milênios para tratar os homens com seus anseios e problemas diversos quanto a alma, forma de pensar de adultos, possa ser homem ou mulher, crianças jovens, políticos, cidadãos comuns, juízes e tantos outros, até mesmo os pensadores sociais que existem ou existiram e deixaram registros sobre a humanidade;
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Acredito na seguinte questão, desde que o que se pregue esteja de acordo com as Escrituras Sagradas não deverá nunca a Bíblia Sagrada, Palavra de Deus ser minimizada ou aveludada com nossas frases pomposas e cheias de misericórdias humanizadas, ao tratar o que Deus condenou e deixou claro que poderá condenar os homens ao INFERNO após a morte.
Vejamos um pouco do Evangelho de Jesus Cristo e nos convertamos a ele o quanto antes, vamos tentar de forma básica e sem aprofundamento, mas bem rasa e o mais simples possível tentar compreender a pregação pura de algumas partes do Evangelho de Jesus Cristo, comecemos com este texto simples, e vejamos se é correto omitir a seriedade da pregação do Evangelho de Jesus Cristo, ou omitir que os homens estão indo para o inferno, estão a passos largos para condenação:
"22 Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno.(Mt 5.22)
Neste sentido poderíamos dizer que todos estamos condenados mesmo no que achamos que é algo mínimo e sem importância como desavença, porém prejudicou nosso irmão ou próximos a nós? Sim e por isso carecemos de Jesus e seu sacrifício na Cruz por nós, somos maus, nosso coração ruim, mentes maquiavélicas, e mesmo capazes de alguma atitude "boa", assim mesmo será má quando comparada a bondade que deveríamos ter feito para agradar a Deus! Uma bela demonstração que Jesus faz em palavras para demonstrar aos que se apoiavam na Lei para se safar da condenação e ira do Senhor, não compreendendo que a Lei sem o sacrifício do Messias estava incompleta e insuficiente. Desta forma segue-se os demais versículos, sempre trazendo a comparação de como o homem vê e julga e como o Céu vê, como Deus julga nossas atitudes;
"23 Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24 Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta. 25 Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na prisão. 26 Em verdade te digo que de maneira nenhuma sairás dali enquanto não pagares o último ceitil."
Neste texto podemos ver que a responsabilidade de sacrificar ao Senhor dos senhores, Criador, não pode ser tido como algo comum. Mais uma vez é levado em conta o alto e inalcançável grau de santidade e pureza do Senhor nosso Deus, mostrando que separar, a separação, consagração é necessário, não pode ser leviano o ato de viver de qualquer forma e assim mesmo sem ter a devida noção e cuidado de separar o sacro do profano achar que pode ofertar , sacrificar, louvar e cultuar ao Deus Santo de qualquer forma. Claro que aqui é observado desavenças e dividas que outro tem contra uma pessoa. Nesse caso a pessoa que está para sacrificar no altar, lembra que alguém tem acusação contra ele, algo contra ele grave o suficiente para impedir que sua oferta e sacrifício sejam aceitos; mas interessante é interpretar corretamente, para isso vejamos o contexto seguinte que indica que a acusação que alguém tem contra ele é suficiente para ele ser julgado e encerrado na prisão por um bom tempo até pagar tudo.
Poderíamos tirar muitas lições deste texto, porém o mais valioso é saber que não é o que tem algo ou acusação contra quem foi ao altar que está errado; já ouvi explicações sobre este texto tentando forçar dizendo que mesmo que você não tenha nada e ainda esteja certo, mas souber que tem alguém que está com raiva, ira, sabe lá por qual motivo, você está impedido de ofertar e sacrificar até ir a esta pessoa e se acertar com ela. Muito bonita a interpretação mais não é isso que mostra o texto, isso é forçar uma santidade que não existe e até certo modo tola, pois colocará o errado por certo e quem estaria certo nesta causa, não poderia ofertar enquanto a pessoa errada não receber o seu pedido de perdão.
Pode existir ao contrário? Pode, porém ao contrário quem está certo não será impedido de ofertar só por causa dos outros que devem alguma coisa para quem vai ofertar; pode então alguém que está certo tentar resolver o problema como outro que errou contra ele e acredita que está correto quanto a causa que o aborrece? Pode mas não deveria, pois neste caso não haverá serventia de nada, pois se o mesmo não ganhar seu irmão pelo convencimento de que ele errou, nada mudará, o indivíduo continuará errado, e na situação, pior será a situação pois que estava certo terá que aceitar que é errado só para cessar a discórdia. Para este tipo de situação a Bíblia tem outro texto. Cristo possui outro texto muito válido entre os judeus quanto as pessoas que erram e percebemos que ele errou, vejamos:
"15 Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão;16 Mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra seja confirmada. 17 E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano.18 Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu.19 Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus. 20 Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles." (Mt 18.15-20);
Este texto deixa claro a situação de saber que alguém errou, pecou contra você, Deus ou a Igreja, e sim desta vez, quem se vê certo precisa corrigir seu irmão. Vejamos que só casos se diferem e muito do outro que não pode concluir o sacrifício de entregar a oferta, pois este agora tem autoridade para corrigir, chamar testemunhas, e até levar o caso a Igreja, comunidade, e em última instância abandonar e considera-lo comum sem conhecimento de Deus e da Lei do Senhor, no caso do texto seria um publicano ou um gentio;
"2Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,"... "3 Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; 4 E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas." (2 Tm 3.2; 4.3,4);
Estes erros de interpretações são comuns devido a enxurrada de psicólogos que existem misturando psicanálise, filosofia, terapias, palestras de auto ajuda, e todo tipo de ferramentas que não são adequadas para interpretar a Bíblia Sagrada e dar o melhor ensino aos cristãos, causando estranheza quando lemos e interpreta a Bíblia como ela é de verdade aos ouvintes que passam muito tempo em contato com toda a ciência da Terra e humana, principalmente de vertente humanista progressista e liberal; O mesmo ocorre com diversos textos, como o de "não julgueis", veja abaixo o texto:
"1Não julgueis, para que não sejais julgados.2 Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós.3 E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho? 4 Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu?5 Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão."(Mt 7.1-5);
Sem aprofundar é uma questão de leitura e atenção, quando lemos que há advertência aos que não possuem a devida capacidade para fazer o julgamento de causa, basta prestar atenção na palavra "hipócrita" e a ideia da Trave opondo-se ao argueiro, claro que a trave é maior que o argueiro impossibilitando enxergar algo; e assim fortalece a ideia de que um hipócrita não pode julgar ninguém, pois sua vida não vai condizer justamente; mas de forma nenhuma está dizendo aos que se enquadram nas condições de julgarem alguma causa. Se não tem trave que impossibilite enxergar o problema, se não comete os erros que o impossibilitarão ser justo em um julgamento, este tal pode julgar determinada causa neste contexto que Jesus ensina;
Então seguimos lendo os demais textos que Jesus ensinou em sua passagem pela Terra. Segue-se os demais versículos, sempre trazendo a comparação de como o homem vê e julga e como o Céu vê, como Deus julga nossas atitudes. Vejamos os textos a seguir e apliquemos as mesmas formas de ver o texto, ou seja, a forma como vemos e a forma como Deus vê nossos delitos, podemos verificar que a forma dramática mostra a seriedade dos atos diante de Deus e como os Céus veem os atos e delitos em comparação uma vida santa e separada para Deus, como a vida eterna em comparação com a vida na Terra e suas importâncias, analise os textos lendo de forma comum e simples, pois é escrito para que todos vejam a Luz:
"27 Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. 28 Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.29 Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.30 E, se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a para longe de ti, porque te é melhor que um dos teus membros se perca do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.31 Também foi dito: Qualquer que deixar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio.32 Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de fornicação, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério.33 Outrossim, ouvistes que foi dito aos antigos: Não perjurarás, mas cumprirás os teus juramentos ao Senhor."
Então podemos terminar esta breve ideia sobre o problema e prejuízo para pregação do Evangelho de Jesus Cristo; esta mania dos pregadores profissionais de querer agradar com mensagens aveludadas, pregações de auto ajuda, aplicação de técnicas de neurociência, a mistura de psicologia, e formas pedagógicas envolvendo formas terapêuticas de ensino com as Escrituras Sagradas, levam a ideia de que Jesus pregava assim, os Apóstolos pregavam assim, os Profetas pregavam assim, e é uma inverdade; pois o Reino dos Céus sempre foi tomado a força e todos devem se esforçar parra entrar pela porta estreita pois largo é o caminho que leva a perdição;
Quando lemos o livro das Revelações ( Apocalipse ) não vemos muito texto amável , doce, romântico e auto ajuda passa muito longe. Neste Livro que está dentro do que muitos entendem o tempo e dispensação da Graça fala de juízo, inferno, condenação, morte, sofrimento, rejeição, separação, por qual motivo pregadores do Evangelho de Jesus Cristo precisariam esconder estes textos e esta forma séria de ensinar a Verdade do Reino dos Céus? Não vejo outro motivo além de tentativa de se fazer agradável, ou fazer a sua apresentação como pregador e não apresentar Jesus Cristo, o Salvador que livra do Inferno e condenação eterna. Termino afirmando que um político apresenta-se como a melhor opção ao povo, um pregador do Evangelho apresenta JESUS CRISTO. Entre flores e espinhos, o Evangelho de Jesus tem que discordar do homem e como ele pensa, se não é o homem pregando seu próprio evangelho para inflar seu ego. Um evangelho adocicado dificilmente testemunhará do Cristo dos Evangelhos.
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