Para Igreja de Cristo, mais Palavra de Deus e menos Coach

 


Porque Ele as ensinava como quem tem autoridade, e não como os mestres da lei.(Mt 7:29)

Ao ouvir um pregador que se diz pregar o Evangelho de Cristo, as atenções devem ser para suas palavras e não aos gestos, roupas ou estilo, muito menos para seu grau acadêmico, ou classe social, pois os aparatos tanto verbais como visíveis à pessoa do mensageiro, podem tirar a atenção do que se trata a mensagem e verdadeira intenção de informa-la ao seu público; 

Uma mensagem para o povo de Deus, deve vir de Deus e não dos homens, e a única forma de ser possível este milagre da mensagem de Deus aos homens, é através da Palavra de Deus.

Se uma pregação em uma Igreja cristã, trouxer apenas o mesmo que a filosofia, psicologia, história, geopolítica, jornalismo, medicina, ciências políticas, e outras tantas disciplinas seculares podem oferecer para um público, sinto informar, mas não estará em uma Igreja, e sim em um ambiente acadêmico, e o pregador é um professor que discursa o que leu em diversos livros, o ambiente é acadêmico e não espiritual, que tenta explicar o que transcende,  mas o pior mesmo, é que NÃO É A PALAVRA DE DEUS que se ouve, mas os frutos da mente solitária, especulativa, desprovida na sua esmagadora maioria das vezes da LEI de Deus e o julgamento aos erros dos homens segundo as Escrituras; 

Este texto não possuiu a pretensão de explicar o que é coach ou mesmo a ideia de teologia coach, pois já existem ótimas explicações sobre o assunto na web, mas apenas fazer um rascunho sobre como é desnecessária a forma coaching de ensinar o povo cristão, a Igreja de Cristo, principalmente quando não há primazia das Escrituras como ela é, e como se auto interpreta, parar ser mais realista, pé mesmo imprópria a forma coach de pregar e ensinar o cristão. 

Não quero com isto afirmar que pregadores da Palavra de Deus também não leram, ou podem ler livros, ou não frequentam ambientes acadêmicos, aliás que bela notícia seria, se muitos dos que se sentem à vontade para ensinar algo em uma Igreja, realmente fossem amigos dos livros, e não rejeitando o que é de cunho acadêmico; Não é sobre aceitar, ou não o conhecimento secular que desenvolvo o pensamento neste texto, mas sobre qual o conhecimento que dará a última palavra dentro de um culto cristão, dentro de uma Igreja Cristã, qual conhecimento está 100% apto para ser aceito pelos salvos em Cristo em um culto, aos membros do corpo de Cristo, Igreja de Cristo; a regra de fé e conduta que será adotada pelos fieis;

Verdade que não se descarta instruções seja lá qual for a disciplina que se estude; por isso “Examinai tudo. Retende o bem” (1 Ts 5:21). Temos que seguir o padrão dos bereanos, os quais “foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim” (Atos 17:11). Mas tratando da Igreja do Senhor Jesus, os salvos em Cristos, não ouve um psicólogo por causa de sua psicologia, ou um filósofo por causa de sua filosofia, ou um juiz por causa de seu conhecimento em Direito, se estes pregam o Evangelho de Cristo ou doutrinam regras de fé e conduta para Igreja, a Igreja os ouvirá pela Palavra de Deus que sairá de suas bocas, assim que deve ser, ou deveria ser.

 Porém já que se fala de pregadores e pregação, levemos em consideração um lugar, onde se reúnem pessoas em nome de alguém importante estando ele  presente, a Palavra dele para os reunidos, este será o mais importante, trazendo parar uma congregação, seu sermão será o mais esperado, de quem é na Igreja   a Palavra mais importante e esperada; Jesus disse: “Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” (Mateus 18:20  ); 

Não tem como ficar ouvindo conselhos tipicamente humanos, de experiências humanas, quando Jesus é o mais importante, o cabeça da Igreja e a Palavra de Deus é a primazia dos conselhos aos homens que querem crescer na Graça e no conhecimento. Assim crer que temos assuntos importantes com a Palavra de quem era, é, e sempre será o Verbo, a Palavra viva, Verdade, Caminho e Vida, é uma verdade que deve ser observada em todos cultos cristãos, esta palavra só existirá pela Palavra de Deus, Bíblia Sagrada; Acredito que qualquer  teologia coaching, diante da Palavra de Deus, é insignificante;

A teologia coaching, ao colocar o homem como o realizador de sua própria identidade e plenitude, assim o homem se coloca no centro do Evangelho quando deveria  fazer o contrários já que a Bíblia é que deveria ser apregoada e a Bíblia é o oposto disso, pois nunca colocou o homem no centro e nada além do pecado e destruição do sagrado pela sua ignorância quanto a Deus e sua Palavra; centralizar Cristo, é possuir uma pregação cristocêntrica; porém para pregação, cristocêntrica o pregador deve deixar de ser COACH, é ser crente, deixar de apenas palestrar, e ser um semeador do Evangelho de Cristo, amparado pelo que diz do Cristo a Lei e os Profetas como os Apóstolos, expor os temas e doutrinas principais das Escrituras no lugar das discussões sobre o mal do século, conquistas pessoais, solidão, realização pessoal, crise existencial, etc;  

Desta forma o pregador COACH, carregado de jargões filosóficos, instruído na psicologia da comunicação e demais disciplinas da área do conhecimento humano, incluindo também o jurídico, pois a altivez do Direito, o jurídico, não pode ser cultuado dentro das Igrejas, pois Deus é o Juiz dos juízes, e sua Palavra é reta para julgar os homens, todos estes mesmo carregados também das melhores fórmulas, pois assim pensam os intelectuais da de uma "fé" COACH, e passos para conseguir soluções dos problemas do seu público, são totalmente nocivos e prejudiciais para uma Igreja que quer ser saudável espiritualmente, aprender com Cristo o Cabeça da Igreja, quando se coloca como arauto de si mesmos e suas disciplinas seculares adaptadas ao sagrado; 

A filosofia, psicologia, jornalismo, sociologia, história, geopolítica, artes, direito, e tantas outras formas de aprender sobre os problemas do ser humano e sua passagem na terra vivendo em sociedade, são úteis e não podem ser descartadas, e com certeza o avanço de diversas áreas científicas, também auxiliam o pensamento e interpretação de textos bíblicos. Podemos afirmar sim que,  a história, filosofia, psicologia, sociologia, o Direito e tantas outras disciplinas que se estendem academicamente, servem muito de ajuda para compreensão da caminhada do humano desde seu nascimento e interação com a sociedade onde vive,  porém, a Igreja de Cristo, é instruída pela Palavra de Deus e somente por ela pode ser regida, isto é inegociável, se quiserem manter uma Igreja Cristã educada e disciplinada como povo santo e eleito; 

“Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.” Hebreus 4:12

Em Atos dos Apóstolos a Palavra de DEUS SE MULTIPLICAVA entre eles: “ E a palavra de Deus crescia e se multiplicava. Atos 12:24; 

Quando lemos Salmos, vemos em muitos textos a importância da Palavra de Deus e não há espaço para louvores as palavras dos Homens como sendo Divinas: “Em Deus louvarei a sua palavra; no Senhor louvarei a sua palavra.” Salmos 56:10, e quando há rebeldia e rebelião logo é apontado que não é contra leis humanas, ou doutrinas de homens que há o rebelar-se e sim a Palavra de Deus: “Em Deus louvarei a sua palavra; no Senhor louvarei a sua palavra.” Salmos 56:10; 

Provérbios alerta que a Palavra de Deus não possui mistura, isto deixa claro o entendimento que, não é uma salada de disciplinas acadêmicas explicando o pensamento do homem e arranjos e soluções de humanos caídos menos doentes, para humanos caídos mais doentes, sim pois todos humanos por causa da queda do homem são enfermos, e suas vidas se degeneram em vários aspectos. Mas Provérbios alerta para a estabilidade e pureza da Palavra de Deus: Toda a Palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele.” Provérbios 30:5

Desta forma finalizo o pensamento certo que não precisamos nas Igrejas que a mistura sociológica,  psicológica e filosofia humana tenha a primazia nas decisões nos ensinos da Igreja de Cristo e muito menos tentem impor nela seus caminhos teóricos criados e polidos nas universidades por humanos que não acreditam e nem possuem nenhuma afinidade com o Criador, ao contrário, muitos deles desprezam o fato de um homem crer na existência de um Deus Criador, ao ponto de criarem frentes de lutas acadêmicas para que teorias criacionistas não existam mais em universidades, nem mesmo qualquer tema que aponte para o transcendente, o que é estranho, pois sabemos que mesmos com sua vasta gama de cálculos e testes, a ciência não sobrevive sem teorias, a ciência é um eterno aprendizado a base de testes, onde o campo da teoria se torna muito importante para ciência humana; 

Porém para os mesmos que formulam teorias, a apresentação da fé criacionista ao menos como uma teoria não é aceita, ou demais teorias que fogem do campo imanente, que permanece no âmbito da experiência possível, agindo na captação da realidade através dos sentidos, ou não passam pelo famigerado método cientifico, dos cálculos e testes, em fim,  são desprezados,  quando não colocados à marginalização do conhecimento humano! Definitivamente, não deve a Igreja de Cristo deixar-se reger por estes teóricos ateus, quando o assunto é o que transcende a natureza humana!

São nestes locais, as universidades e através de incrédulos, que são criadas as diversas teorias e ideologias sob ciências filosóficas, também é sob o pensamento da psicologia, a história do pensamento, seja em busca da cura da crise existencial dos humanos que não se aceitam, seja sobre explicações sobre a depressão, suicídio, ou mesmo teorias políticas sociais, envolvendo o Direito e suas interpretações sobre justiça social, moralidade, ética, Estado, religião, etc, tudo passa pelo estudo e formulação ateísta. A auto ajuda à humanidade, é sustentada por ideologias que não se sustentam em suas próprias ideias e precisam ser atualizadas a cada problema humano que aparece, sempre carecem de atualizações conforme a humanidade evolui ou retrocede, o caminhar dos humanos, ainda colocam dúvidas quanto ao assunto evoluir, porém sempre retratam a religião cristã, Bíblia como retrógados; definitivamente, aceitar ser instruído em um culto cristão, por mestres formados nos porões ateístas das universidade evolucionistas, é o mesmo que abrir as portas das Igrejas parar incredulidade, quando se a Palavra de Deus fosse primazia, seria gerado Fé. É horrível a passividade diante deste movimento de profanação da pregação da Palavra de Deus como ela é!  

Nossa ciência, usa  homens e mulheres enfermas na alma e na carne, como cobaias de suas palestras e medicamentos, e infelizmente isto chegou nas Igrejas Cristãs com força na pessoa do pregador coach, que pode possuir intenções boas, porém despreza o uso da Bíblia sagrada, a Palavra de Deus como única fonte para gerar Fé, quando não utiliza-se apenas de parte dela, geralmente o que interessa ao público; A Igreja de Cristo, não precisa de psicólogo, filósofo, necessita de Arautos de Deus, com a Palavra de Deus no coração e na boca; todas disciplinas científicas e humanistas são o pão do dia dia, porém a Palavra de Deus é o alimento para eternidade: “E Jesus lhe respondeu, dizendo: Está escrito que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra de Deus.” Lucas 4:4

Mais pregadores da Palavra de Deus, menos palestrantes coach! Palavra de Deus santifica, gera Fé verdadeira: ”Porque pela palavra de Deus e pela oração é santificada.” 1 Timóteo 4:5; A Palavra de Deus é a semente que deve ser semeada nos corações dos homens: “Um semeador saiu a semear…” Lucas 8:5;”Esta é, pois, a parábola: A semente é a palavra de Deus;” Lucas 8:11; A palavra de Deus é bem ida sempre aos ouvidos de homens e mulheres que são de Deus, já aos ouvidos dos que nada querem com Deus pode ser substituída por qualquer discurso que traga alguma melhora na carne: “Quem é de Deus escuta as palavras de Deus; por isso vós não as escutais, porque não sois de Deus.” João 8:47; Talvez esta geração esteja repleta de pessoas que não são de Deus ensinando nas Igrejas Cristãs;  

Quem afirma que é da parte de Deus, acreditando ser supostamente enviado pelo mesmo Deus à uma Igreja pregar, tem por obrigação no mínimo  falar as Palavras deste Deus. Ao trazer outra palavra ao público cristão, nem poderia ser considerado como Palavra de Deus e nem enviado da parte parte de Deus. 

Quando doutrinas de homens ou de demônios são introduzidas na Igreja como ensino a ser seguido, o resultado e os frutos do aprendizado, não pode, e nem serão da Parte do Espírito Santo: “Porque aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus; pois não lhe dá Deus o Espírito por medida”. João 3:34; Na Igreja, durante a adoração e culto ao Criador, salvos em Cristo Jesus, dão primazia a palavra de Deus como arma de defesa contra as armadilhas de Satanás e não discursos ateístas embrulhados em filosofias e ajuda psicológica; “Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;” Efésios 6:17; Nosso Salvador Jesus e Senhor alertou: “ bem aventurados os que ouvem a palavra de Deus e a guardam.” Lucas 11:28;

A Igreja definitivamente não deve aceitar, ou concordar, diante de tanta prova da superioridade da Palavra de Deus em aconselhar, instruir, e fazer de alguém, um cristão aprovado, que a mesma Palavra seja substituída por experiências laboratoriais de teorias quanto a compreensão humana nos campos da  filosofia e psicologia ou do Direito; sendo Jesus o Cabeça da Igreja, deve sim ser a PALAVRA DE DEUS, a regra de fé e conduta à Igreja que se diz dele; dentro desta Igreja, nas suas reuniões, cultos , doutrinas estudos, resolução de problemas, devem ser extraídos das Escrituras, qualquer resolução interna, que se refere ao povo de Deus, salvos em Jesus Cristo, não poderá fugir desta regra dentro das congregações; Igreja não se ensina com filósofos e nem psicólogos ou juristas e sim com, Mestres na Palavra de Deus escolhidos e separados pelo Espírito Santo, em constante oração e devoção verdadeira ao Senhor Deus do Céus e Terra.

Presbítero 

Israel Lopes


Postagens mais visitadas deste blog

Blasfêmia dos homens

Enganadores.

O erro

Ceia do Senhor

Não complique

Entendimento

Páscoa escravagista

Mentira "Santa"

Perdão

Quem crer segue