Do Senhor é a Terra!

 


"É o Senhor que faz crescer o pasto para o gado 
e as plantas que o homem cultiva, para da terra tirar o alimento: o vinho, que alegra o coração do homem; o azeite, que lhe faz brilhar o rosto, e o pão, que sustenta o seu vigor." (Salmos 104:14-15)

Pasto e gado são da Terra, plantas cultivadas, vinhas, plantações de oliveiras para azeite, a arte de fazer pão e o cultivo do trigo, todas estas citações são terrestres, o Salmo mostra que Louvor pela vida, pois gado só nasce, semente só germina se ali a vida estiver e o autor da vida é o Criador; vemos no primeiro homem criado a imagem e semelhança do Altíssimo, sendo moldado na Terra, sua matéria prima o barro, seu primeiro emprego cuidar do que há na Terra, depois viver da Terra;  Não encontro uma sentença que consiga unir o celestial e terrestre do que quando leio sobre o "Pão de cada dia", na oração de Jesus. A existência dos homens está ligada ao alimento, é em volta de alimentos que as pessoas se alegram, confraternizam lugares que há escassez de alimento, existe a escassez de alegria, esperança, força para trabalho, expectativa do amanhã.

Nos tempos de Jesus o pão sai como o melhor exemplo, pois para obtê-lo, passamos antes pelo trabalho árduo, do plantio do trigo, colheita, moinho de pedra para o trigo, lenha para o fogo, preparo da massa, e aos que utilizavam outros ingredientes como lentilhas e grão-de-bico, e outros se quisessem e tivessem, porém tudo isto só seria possível com a benção da vida e da saúde vinda da parte de Deus, benção implícita na chuva certa, a vida implícita na saúde na medida certa para o trabalho; Trabalhando na TERRA o homem sob esta benção da vida era louvável pois para isto o homem foi feito, trabalhar, produzir seu alimento, louvar a Deus pela Terra e tudo que Deus criou nela!

Assim vem Jesus e mostra aos homens em oração que devem pedir este pão, esta subsistência de cada dia em oração ao Pai. Em outros trechos da Bíblia vemos Jesus sendo comparado ao Pão vivo que desceu do céu, demonstrado mais uma vez a necessidade dos homens de mais do que alimentos para o corpo:

"Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Se alguém comer deste pão, viverá para sempre. Este pão é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo". (João 6:48-51), como também o faz ao citar a Palavra de Deus ao adversário da Igreja: "Está escrito: 'Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus'". (Mateus 4:4), neste texto é necessário atentar para o "NEM SÓ de pão",  assim fica fácil a compreensão de que mesmo que se procure andar com a mente nas coisas do auto, a união e equilíbrio com a Terra ainda são cotadas para louvar ao Criador, sim pois o Criador criou, a Terra e nada que ele criou nesta Terra disse que era ruim, a não ser o próprio homem: " O SENHOR sentiu o aroma agradável da adoração e declarou a si mesmo: “Jamais amaldiçoarei a terra por causa do homem, porquanto seu íntimo é completamente inclinado para o mal, desde o nascimento." (Genesis 8.21), mais uma vez vemos o Senhor abençoar a TERRA com sua bondade em não destruí-la;

Porém aparecem em cena os extremistas gnósticos e seu oposto agnóstico, tentam uns reinterpretar as Escrituras e outros destruí-las, uns possuem tanta fé que ignoram toda a criação de Deus que está na Terra e seus olhares estão para a contemplação do que espiritual e celestial até o final dos seus dias, sem em nada interferir nem para melhor nem para pior, o caso ainda piora quando assim fazem religiosos quanto aos problemas do mundo ignorando tudo e todos, mas em suas vidas estão sempre em busca do melhor, algo no mínimo estranho revestido de bondade é verdade. Estes permitem assim que gerações e gerações de ímpios usufruam e os escravizem em trabalhos para que eles comam não mais o que produzirem, mas o que sobrarem do pior que se foi produzido, mesmo que muitos dos fanáticos acreditem que em um povo gentil se cumpre promessas a Israel povo eleito no AT, Antiga Aliança como: “se me obedecerdes comereis o melhor desta terra”; porem piora quando vemos que  ainda existe outro grupo que ao contrário são descrentes do sagrado e por suas convicções negam todo o pensamento do alto, celestial, que louva um Deus como criador de todas as coisas, porém este cultiva a Terra, ama a Natureza, sabe usufruir cientificamente do que existe nela, estuda, trabalha na Terra para que ela continue existindo;

O que tento passar com esta talvez analogia ao equilíbrio entre viver na Terra com a mente também no Céu , é a importância bíblica dada a Terra que com o passar dos tempos os homens esqueceram por causa de uma fé voltada parar si mesmo e apenas suas necessidades. A palavra Eretz (Terra) aparece aproximadamente 2.400 vezes no AT. É o quarto substantivo mais usado no AT, aparecendo 2.504 vezes no hebraico e 22 vezes no aramaico, segundo estudiosos, mesmo assim muitos ainda acreditam que não devam dar muita importância as coisas da Terra, isto com certeza se deve ao desconhecimento do dono dela: “Do SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam. (Salmos 24:1); outro motivo possa ser pelo desconhecimento dos significado de palavras como “mundo” e “mundanismo”, que geralmente são os mesmos problemas que existe com a idealização de uma vida espiritual e não carnal, quando tudo voltado à carne (humano) é considerado profano e ruim, bom Jesus veio veio em carne, sangue corria em suas veias, o corpo é fruto de criação divina, então concluo que é bom!  

Espero que ajude a pensar e não concluir debates sobre o assunto que começa com a a ideia de que Pensar nas coisas que são do auto, não é ser alienado e viver no mundo da Lua, mas retornar o pensamento no que louva o Criador, isto é obras dignas, decisões, palavras, atitudes geral dignas de louvor não aos homens, mas ao Criador; O equilíbrio, mantem os homens com os pés nos chão, a mente no que é do alto, mantem os homens “com cem vezes mais aqui e por fim a vida Eterna”.

Presbítero 

Israel Lopes


 

Postagens mais visitadas deste blog

Blasfêmia dos homens

Enganadores.

O erro

Ceia do Senhor

Não complique

Entendimento

Páscoa escravagista

Mentira "Santa"

Perdão

Quem crer segue