Cego é o que vê!


“Eu vim a este mundo para juízo, a fim de que os que não veem vejam, e os que veem sejam cegos." (João 9:35-39)

Quando Jesus curou um homem que era cego de nascença, mostrou aos seus discípulos que  os mestres da Lei colocavam suas tradições em primeiro lugar ao interpretar a Lei e não solucionava o problema para muitos assuntos, um deles era quanto enfermidades. Aqui temos algo incomum para os discípulos de Jesus, pois o texto deixa claro que era mais cômodo para os que viam um homem com deficiência física, justifica-la com respostas relacionados a maldição do pecado. Sabe-se que ao ler o texto de João 9:1-9 , encontramos uma sugestão fornecida por Jesus o Filho de Deus, quanto a vida e condição do cego de nascença:

E, passando Jesus, viu um homem cego de nascença. E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego? Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus. João 9:1-3

A leitura destaca também que,  enquanto Ele Jesus estava no mundo era a Luz do mundo, assim tendo por luz a informação que estava oferecendo em primeira mão sobre os problemas dos homens e suas angustias, no caso do cego. O Senhor esclarece também o que os sacerdotes e Mestres da Lei não ensinavam, ao contrário, preferiam rotular todos de pecadores, assim, a exclusividade do seu grupo se preservava, pois se os detentores da Lei e santidade, responsabilidade de representar o povo diante do Criador não faziam milagres, então a melhor sugestão seria o pecado do homem e não uma  descrença do seu sacerdócio. Mas o grande problema neste caso é a negação de que existisse alguém vindo de Deus para tal fim que não esteja entre eles o sacerdócio, fica claro nesta parte do texto onde o cego agora curado, explica aos que o interrogam sobre a deficiência dos próprios que se achavam dignos de ser chamados santos, pois estes insistem no rótulo de pecador ao que desconhecem pois não está no meio deles,  e em um princípio transgrediu sua tradição. Fica bem claro o espanto e preocupação dos Rabinos em preservar a tradição, acusar Jesus Cristo, e esconder que  não possuíam poder para fazer nada que fosse espiritual, pois estavam cegos em seus caminhos de tradições, não conseguindo mais ver a GLÓRIA DO SENHOR SENDO MANIFESTADA aos homens:


Chamaram, pois, pela segunda vez o homem que tinha sido cego, e disseram-lhe: Dá glória a Deus; nós sabemos que esse homem é pecador. João 9:24 Então o injuriaram, e disseram: Discípulo dele sejas tu; nós, porém, somos discípulos de Moisés. Nós bem sabemos que Deus falou a Moisés, mas este não sabemos de onde é. O homem respondeu, e disse-lhes: Nisto, pois, está a maravilha, que vós não saibais de onde ele é, e contudo me abrisse os olhos. Ora, nós sabemos que Deus não ouve a pecadores; mas, se alguém é temente a Deus, e faz a sua vontade, a esse ouve. Desde o princípio do mundo nunca se ouviu que alguém abrisse os olhos a um cego de nascença. Se este não fosse de Deus, nada poderia fazer. Responderam eles, e disseram-lhe: Tu és nascido todo em pecados, e nos ensinas a nós? E expulsaram-no. João 9:28-34

O problema estava estabelecido, o Sábado, a Lei foi citada e assim a condenação de transgressão mesmo que tenha um milagre na história, ainda não era suficiente para GLORIFICAREM A DEUS, ao contrário, melhor seria que o cego continuasse cego, mendigando, excluído da sociedade, sendo rotulado de pecador gerado de uma família de pecadores amaldiçoados, pois este era o parecer dos discípulos, pois também era o parecer de todos os que eram educados por uma multidão de Mestres da Lei com suas tradições rabínicas enxertadas na nação de Israel.

E era sábado quando Jesus fez o lodo e lhe abriu os olhos. Tornaram, pois, também os fariseus a perguntar-lhe como vira, e ele lhes disse: Pôs-me lodo sobre os olhos, lavei-me, e vejo. Então alguns dos fariseus diziam: Este homem não é de Deus, pois não guarda o sábado. Diziam outros: Como pode um homem pecador fazer tais sinais? E havia dissensão entre eles. Chamaram, pois, pela segunda vez o homem que tinha sido cego, e disseram-lhe: Dá glória a Deus; nós sabemos que esse homem é pecador. Respondeu ele pois, e disse: Se é pecador, não sei; uma coisa sei, é que, havendo eu sido cego, agora vejo. E tornaram a dizer-lhe: Que te fez ele? Como te abriu os olhos? Respondeu-lhes: Já vo-lo disse, e não ouvistes; para que o quereis tornar a ouvir? Quereis vós porventura fazer-vos também seus discípulos? Então o injuriaram, e disseram: Discípulo dele sejas tu; nós, porém, somos discípulos de Moisés. Nós bem sabemos que Deus falou a Moisés, mas este não sabemos de onde é. 

Por mais que o homem que antes era cego testemunhasse de Jesus, contasse com detalhes os passos para o milagre feito em sua vida,  em nada adiantava, “. “Ele respondeu, e disse: O homem, chamado Jesus, fez lodo, e untou-me os olhos, e disse-me: Vai ao tanque de Siloé, e lava-te. Então fui, e lavei-me, e vi." (João 9:10,11); "Então alguns dos fariseus diziam: Este homem não é de Deus, pois não guarda o sábado. Diziam outros: Como pode um homem pecador fazer tais sinais?" (João 9:16).Nada adiantava pois os que ali estavam interrogando o pobre homem agora curado, queriam apenas esconder suas incapacidades espirituais, sacerdotais, pois estavam cegos e não queriam e que o povo soubesse que um sacerdócio falido era o que representava o povo diante de Deus, afinal estamos falando dos principais sacerdotes quando lemos sobre a venda de Jesus pro Judas  e a oportunidade de prender Jesus.

Os Rabinos expulsaram o homem que era cego mas agora estava curado, não  mendigava mais, lhe saiu o rotulo de amaldiçoado, poderia agora oferecer seu sacrifício, orar como todos, cultuar como todos, porém os Mestres, conhecedores, que diziam ser guias espirituais, expulsaram o homem do seu meio, tudo por causa de um milagre. A manifestação soberana e sobrenatural do poder de Deus o Criador, encontrou-se com corações sabidos de si mesmos e regidos pelas suas opiniões cientificas  e religiosas de sua época, e eles estavam endurecidos para Deus, mas entusiasmados com seu próprio entendimento, como está escrito: “estribando-se no seu próprio entendimento”.


Mas JESUS CRISTO TEM SUA MÃO ESTENDIDA para todos que saem deste sistema ateísta, descrente no poder de Deus, que duvida de tudo com o uso da mais sofisticada hermenêutica e exegese das Escrituras, a fim de justificar a mesma coisa sempre, destacar que  não é possível! Jesus foi ao encontro do homem que serviu de pivô de uma discussão teológica sobre a existência de milagres ou não, sobre tradição religiosa judaica e o Evangelho de Jesus Cristo. Assim mostrou que existem muitos cegos que pensam que veem alguma coisa. Mas os que crer adoram ao Senhor, glorificam ao Senhor, não ficam opinando sobre o que não dominam e não conhecem, o sobrenatural de Deus é eterno e se Ele o Senhor quiser operar ninguém pode impedir, “operando eu quem impedirá” : “Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá? Isaías 43:13

Existe um empenho descomunal para que os homens não creiam em Jesus Cristo, basta um pequeno olhar para a quantidade de subterfúgios apresentados por muitos, contra o EVANGELHO DE JESUS CRISTO!  Crer em Deus e na sua soberania está além da erudição sobre qualquer tema. Jesus se apresentou, curou, salvou, e acolheu o homem que um dia nada teve o que fazer a não ser mendigar por causa do seu problema físico, Jesus foi ao seu encontro, o homem o adorou e o nome do Senhor foi glorificado.  Ficando assim a mensagem de que muitos pensam que veem alguma coisa, mas são cegos guiados e guiando cegos e por acharem que não são cegos é que vivem em escuridão espiritual.

Jesus ouviu que o tinham expulsado e, encontrando-o, disse-lhe: Crês tu no Filho de Deus? Ele respondeu, e disse: Quem é ele, Senhor, para que nele creia? E Jesus lhe disse: Tu já o tens visto, e é aquele que fala contigo. Ele disse: Creio, Senhor. E o adorou. E disse-lhe Jesus: Eu vim a este mundo para juízo, a fim de que os que não vêem vejam, e os que vêem sejam cegos. E aqueles dos fariseus, que estavam com ele, ouvindo isto, disseram-lhe: Também nós somos cegos? Disse-lhes Jesus: Se fôsseis cegos, não teríeis pecado; mas como agora dizeis: Vemos; por isso o vosso pecado permanece. João 9:35-41

Creia em Jesus Cristo o Filho de Deus e passe a enxergar!

Presbítero
Israel Lopes

Postagens mais visitadas deste blog

Blasfêmia dos homens

Enganadores.

O erro

Ceia do Senhor

Não complique

Entendimento

Páscoa escravagista

Mentira "Santa"

Perdão

Quem crer segue