O Herege



Sobre as discussões teológicas tenho meu parecer segundo Tito 3.8-10 :

"Fiel é a palavra, e isto quero que deveras afirmes, para que os que crêem em Deus procurem aplicar-se às boas obras; estas coisas são boas e proveitosas aos homens. Mas não entres em questões loucas, genealogias e contendas, e nos debates acerca da lei; porque são coisas inúteis e vãs. Ao homem herege, depois de uma e outra admoestação, evita-o,"

Em tempo onde muitos não se sujeitam a nenhuma autoridade com justificativa de se sujeitarem apenas às Escrituras e o que dela se extraem por verdade e está sustentada por mestres e doutores diversos, não importando a procedência espiritual dos mesmos. Observa-se que deveria ser esta aprovada pela atitude produtora do que se sugere como fruto do Espírito, na vida de quem é nascido de Deus. Porém, aparentemente, percebemos uma espécie de anarquia espiritual crescente em diversos grupos. São muitas as contendas que por causa de detalhes teológicos de compreensão ambígua de temas complexos, tanto no que se trata de religião como política social, são geradas.  Inflamados atritos gerando intermináveis discussões, que não poucas vezes criam mais inimizades do que aprendizagem.

Ao velho homem, comportar-se desta forma sempre foi comum, pois faz parte da figura de velho homem a insensatez, desobediência a tudo e todos sem medida, o extravio, todo tipo de deleite, ódio até por pensamentos expostos por outro, criando assim um ambiente de desacordo e incompatibilidade social religioso, onde quer que vá. Porém ao se encontrar com Cristo deveria ser estas características transformadas em suas opostas, gerando assim um testemunho de alguém que realmente teve um encontro com Cristo.  Ao pensar em boas obras é importante também não pensar que existe igualdade em fazer boas obras com ser salvo por elas. Não há dúvida de que todo tipo de pessoa pode sim fazer o que é bom para o seu próximo, mesmo que aparentemente parece que seres humanos  nasceram desprovidos de mudar de direção quando o assunto é fazer o bem, porém creio sim que fazer o bem se aprende. O que se trata aqui é sobre ser um homem bom aos olhos de outros homens e ser um homem bom aos olhes de Deus, imaginemos que um ver as obras, mas o outro as vê ainda informes no coração.

Quando lemos os argumentos das diversas teologias existentes para se explicar e esclarecer assuntos polêmicos ou não comuns, definitivamente se torna impossível não se envolver quando eles se contrapõem  ao o que se acredita ser verdade absoluta (falo aos que realmente gostam de conhecimento teológico). Porém acredito que é sim possível evitar as discussões vãs como diz as Escrituras, pois se Tito foi avisado a se afastar das intermináveis discussões sobre genealogias e sobre a Lei, com certeza podemos seguir as mesmas recomendações já que vieram do Apóstolo dos gentios, o mesmo que disse que era eleito. Então acho que desprezar os esforços E ESTUDOS Bíblicos, seria como afirmar que Deus não salvou  o que profere estudos e que este não é nosso irmão em Cristo. Pode ser um erro este principalmente se o mesmo tem testemunho verdadeiro de sua vida cristã.

Muitos são incompreendidos por causa de aprofundamento em temas complexos é verdade, porém não são poucos os assuntos difíceis de entender que estão a frente de qualquer um que queira se aventurar à uma introdução interpretativa das Escrituras de forma séria como eleição, graça e Lei, divórcio, pecado, santidade, cultura e os costumes, dizimo e ofertas em um mundo contemporâneo, igreja comunidade ou instituição religiosa, igreja como indivíduo ou grupo, etc;  Mas é verdade que, NÃO PRECISO SER INIMIGO DOS MEUS IRMÃOS EM CRISTO PARA AFIRMAR QUE SOU UM SALVO NO SENHOR,(soteriologia usada como apenas exemplo aqui) ou que defendo uma ideia contrária do que se não tem uma conclusão encerrada nas Escrituras. Que seja bem clara a ideia separador a de irmãos em Cristo. Ocorre que o texto a Tito recomenda que ao detectar a heresia que seja afastado esta da comunidade e que não se propague tal ensino e muito menos permita que os mestres geradores dela  tenham esta liberdade, isto fica implícito na palavra recomendada de evitar o individuo que conduz o pensamento herege.  Pensando que Tito sendo um dos líderes da comunidade cristã, logo seus liderados seriam recomendados por ele, assim todos evitariam o herege.

Um problema surge que é como detectar a heresia, para que não venha se punir pessoas que apenas opinam sobre determinado tema eclesiástico, afinal se não toma cuidado fatalmente iniciará uma determinação a expor como herege todos que apenas opinam sobre algo. Para isto a definição que carrega a palavra herege poderá esclarecer que quem traz uma opinião sobre algo não poderia causar o dano de um herege, pois os cristãos opinam contrários a sistemas religiosos desde que se tornaram seguidores de Cristo.  A definição da palavra herege carrega mais do que divergir contra algo ou pensamento:
“Herege -> profano, profanador, blasfemo, blasfemador, renegado,  Refere-se também uma pessoa que não tem religião, ou seja, um ateu, céptico, descrente, ímpio, incrédulo, irreligioso;”.
Acredita-se que qualquer um que possua estas características deve ser evitado como o que ensina a igreja do Senhor Jesus e estes não devem mesmo ser ouvidos e muito menos dar chance de voz, pois será como entregar o rebanho de Cristo aos lobos, sobre isto não pode haver dúvidas. Mas como saber que estaríamos corretos em calar uma fala herege? Não seria apenas um individuo com uma opinião sobre algo, um ponto de vista? No próprio texto de Tito 3, temos a resposta quando são apontados as características que devem ser observadas como nocivas a fé cristã:

“Que a ninguém infamem, nem sejam contenciosos, mas modestos, mostrando toda a mansidão para com todos os homens. Porque também nós éramos noutro tempo insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias concupiscências e deleites, vivendo em malícia e inveja, odiosos, odiando-nos uns aos outros. “ Tito 3:2,3

Então antes de começar uma “revolução” religiosa através de uma opinião seria prudente uma analise interior e se encontrarmos uma destas características, melhor é orar e meditar na Palavra de Deus, o Senhor da obra evangelizadora, até que nenhum vestígios  destas manchas resistam ao ser lavado pelo poder da Palavra, caso contrário será inevitável o caminhar em vão dos que pensavam mudar alguma coisa no mundo.   Como já ensinou o Apóstolo dos gentios:

“Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.” 1 Coríntios 13:1-3

Fico imaginando ao ler este trecho de 1 Cor 13, que todos os exemplos são ótimos e dignos de honra aos que o supostamente praticassem e mesmo assim diante de uma ótica Cristã revelada nas Escrituras se tornam em vãos, quanto mais as declaradas no texto escrito a Tito que mostram a imagem de alguém com características de não nascidos de Deus? “... insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias concupiscências e deleites, vivendo em malícia e inveja, odiosos, odiando-nos uns aos outros.” Que Deus tenha misericórdia de nós e que nossas intenções quanto a opinar sobre ele e sua Lei, estejam no centro de sua vontade.

Presbítero
Israel Lopes

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