Outra chance



A Igreja de Cristo Chamada para Profetizar novas alternativas, uma nova chance parar humanidade;

"E estendeu o Senhor a sua mão, e tocou-me na boca; e disse-me o Senhor: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca; Olha, ponho-te neste dia sobre as nações, e sobre os reinos, para arrancares, e para derrubares, e para destruíres, e para arruinares; e também para edificares e para plantares." (Jeremias 1:9,10)

Quando o Senhor quer falar aos homens na terra sempre usa sua Palavra. No Passado utilizou dos seus Profetas que ao receberem o Espírito de Deus, anunciavam os seus juízos e chamado ao arrependimento, mas hoje usa sua Igreja que tem a Sua Palavra para fazer a mesma obra, denunciar a corrupção do mundo, os desvios de comportamentos e avisa-los da salvação e perdição que esperam os homens. Serviço árduo é transmitir o recado do Criador, principalmente quando uma nação que Deus escolhera perde os rumos e direção e juntasse aos que o Senhor abomina, pois haverá denuncia de suas obras que não mais saem do nível de podridão moral. 

Mais algo que fica claro ao ler o texto no livro do Profeta Jeremias, é que se é necessário falar a opinião de Deus aos homens, Deus capacita o homem para tal façanha, para isto com seu Espírito sobre o Profeta, Deus o coloca sobre as nações e reinos, tanto para destituí-los, derrubá-los, destruí-los, arruiná-los, mas também para edifica-los. Seria pela palavra de um homem que poderia se concretizar estes feitos? Obviamente que não, pois um pouco antes lemos que o “Senhor estendeu a sua mão, e tocou na boca” de Jeremias dando as suas palavras, “Eis que ponho as minhas palavras na tua boca”.

Ao Ler o Livro do Profeta Jeremias com certeza vamos encontrar muitas sentenças proclamadas ao povo do Senhor, por sua desobediência, inclusive desobediências declaradas e explicadas durante o livro, encontraremos também, com clareza de compreensão que o Profeta por causa de sua mensagem não foi aceito. Mas a mensagem vinha de quem? Quem que entregava o recado para que fosse dado aos ouvidos do povo? 

Todos que estudam o livro sabem que o Senhor ordenava ao Profeta que falasse as sentenças e os motivos das mesmas. Neste caso o povo não rejeitava a palavra do Profeta e sim o Deus que o ordenava a falar. A vida deste homem escolhido por Profeta de Israel como seu Livro é digno de estudo minucioso, não por dificuldade de compreensão dos seus significados (é certo que para alguns será difícil), mas a dificuldade que aparece é encarar que mesmo em tempos presentes os significados das sentenças e acusações quanto ao pecado da nação que Deus escolheu, parece tão atual nos dias da igreja também. Neste livro encontramos versículos que nos desafiam em tempos modernos como:

Quando eu já há muito quebrava o teu jugo, e rompia as tuas ataduras, dizias tu: Nunca mais transgredirei; contudo em todo o outeiro alto e debaixo de toda a árvore verde te andas encurvando e prostituindo-te. Eu mesmo te plantei como vide excelente, uma semente inteiramente fiel; como, pois, te tornaste para mim uma planta degenerada como vide estranha? Por isso, ainda que te laves com salitre, e amontoes sabão, a tua iniqüidade está gravada diante de mim, diz o Senhor DEUS.

Percebe-se a forma do texto repleto de figuras de linguagem para transmitir a palavra do Senhor em forma de denuncia dos pecados  da nação do povo, erros de idolatria, a decisão de muitos a cultuarem as divindades conhecidas de outros povos,  são denunciados po Deus e comparados a prostituição, luxuria. Durante todo o Livro, Deus repreende e proclama através do seu Profeta o castigo e explica os motivos dos castigos em detalhes.
Mas o que pretendo neste texto destacar, ainda não são os detalhes das profecias de Jeremias, que são muitos e preciosos, porém quero destacar o seu chamado e sua responsabilidade juntamente com sua capacitação espiritual para exercer a posição de arauto do Senhor como observaram nos versos seguintes:

Tu, pois, cinge os teus lombos, e levanta-te, e dize-lhes tudo quanto eu te mandar; não te espantes diante deles, para que eu não te envergonhe diante deles. Porque, eis que hoje te ponho por cidade forte, e por coluna de ferro, e por muros de bronze, contra toda a terra, contra os reis de Judá, contra os seus príncipes, contra os seus sacerdotes, e contra o povo da terra. E pelejarão contra ti, mas não prevalecerão contra ti; porque eu sou contigo, diz o Senhor, para te livrar. (Jeremias 1:17-19)

Todos que já fizeram um mínimo esforço teológico para estudar as Escrituras do AT e também do NT, com certeza se depararam com a compreensão de que a forma que o Espírito Santo agia no AT sobre os homens era restrita à algumas características de escolhas destes homens, eles precisariam ser escolhidos para algum ofício pelo Senhor, desta forma o Espírito Santo agiria sobre este homem, como divisor desta forma de agir do Espírito Santo houve uma promessa no livro do também profeta Joel quanto Espírito Santo vir sobre toda a carne, promessa esta lembrada pelo Apóstolo Pedro no dia de Pentecostes descrita em Atos 2, onde todo que invocasse o nome do Senhor seria Salvo, e o Espírito Santo iria vir sobre todos e não mais de forma restrita. 

Importante é frisar que a descida do Espírito Santo seria diferente no que se refere a coletividade de pessoas cheias do Espírito, porém a forma de agir ainda estava relacionada a maravilhas e sinais, capacidade para ser arautos do Senhor e proclamar suas verdades,  porém não mais um ou dois , ou dezenas de homens escolhidos para tal façanha, na plenitude dos tempos multidões de pessoas, compostas de jovens, velhos, homens, mulheres proclamaram as verdades do Senhor com autoridade descida do trono de Deus como lemos no texto da inauguração da Igreja e o seu Ide ser Arautos do Senhor na Terra, onde quem inaugura a voz de Arauto denunciando chamando o povo a ouvir as Verdades do Criador foi o próprio Apóstolo Pedro que com a ousadia esta agora concedida pelo Espírito de Deus denuncia os erros dos homens ali presente  como vemos no texto a seguir:

Pedro, porém, pondo-se em pé com os onze, levantou a sua voz, e disse-lhes: Homens judeus, e todos os que habitais em Jerusalém, seja-vos isto notório, e escutai as minhas palavras. Estes homens não estão embriagados, como vós pensais, sendo a terceira hora do dia. Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel: E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos sonharão sonhos; E também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e as minhas servas naqueles dias, e profetizarão;

Homens israelitas, escutai estas palavras: A Jesus Nazareno, homem aprovado por Deus entre vós com maravilhas, prodígios e sinais, que Deus por ele fez no meio de vós, como vós mesmos bem sabeis; A este que vos foi entregue pelo determinado conselho e presciência de Deus, prendestes, crucificastes e matastes pelas mãos de injustos;Atos 2:22,23

Assim proponho como reflexão textual no primeiro capítulo do Livro do Profeta Jeremias, pensar sobre o que há de diferente na Igreja de Cristo em nossos dias? O Deus é o mesmo, o Espírito Santo é o mesmo, a Palavra é a mesma, os erros ainda presentes no mundo são os mesmos que a Palavra de Deus tanto condena, os pecados dos homens são os mesmos, as nações mudaram de nomes e povos desapareceram para o surgimento de outros povos, porem seus caminhos inclinados para desafiarem o Criador e sua Palavra ainda são feitos com o mesmo ímpeto dos tempos do profeta Jeremias. 

Tanto no meio do povo de Deus como fora do círculo da Igreja, há o desvio do que é santo para adorar e abraçar o que é profano, tudo como estilo de vida. Então o que faz com que a Igreja do Senhor Jesus aceite a inércia quanto ao chamado para ser Luz e sal para uma humanidade que perece sem Deus perdida em seus próprios caminhos?  A resposta é simples de entender, mas difícil de ser aceita por muitos.  A Igreja resiste o seu chamado de Profeta do Senhor Deus Criador, a Igreja prefere discutir seus dogmas e ritos religiosos, suas tradições são mais importantes do que assumir de vez a posição que só cabe à ela Igreja de Jesus Cristo.

Ao Profeta Jeremias foi ordenado pelo Senhor: “Tu, pois, cinge os teus lombos, e levanta-te, e dize-lhes tudo quanto eu te mandar; não te espantes diante deles, para que eu não te envergonhe diante deles. [..] E pelejarão contra ti, mas não prevalecerão contra ti; porque eu sou contigo, diz o Senhor, para te livrar.” À Igreja de Cristo foi ordenado: “E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.”(Mateus 28:18-20). 

Tarefa difícil de concretizar se as forças e capacidade fossem apenas da Igreja, porém quem está com os que servem ao Senhor em Espirito e verdade é Espirito de Deus, o mesmo que estava sobre os Profetas, o mesmo que veio sobre Jesus o Filho de Deus, o mesmo que é descrito no livro do Profeta Isaías: “O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos; (Isaías 61:1)

A Igreja de Cristo deve lutar para continuar sendo Sal e Luz, inclusive ser contra todo tipo de lei que impeça a Igreja de propagar as verdades Bíblicas, pois apenas as Verdades Bíblicas poderão produzir gerações sadias. Sabemos que a Salvação dos homens é pelo chamado do Pai levando almas ao Filho pelo convencimento dos seus pecados e juízo de Deus através do Espírito Santo, onde retornarão para Deus através do próprio Filho Jesus Cristo o Salvador. Mesmo debaixo da graça do Senhor, os homens não estão livres da ira do Senhor sobre suas ações quando os mesmos descem ao nível da bestialidade. Ser bestial não é quando homens não creem em Deus, mas é quando além de não crer no Criador, também não dão crédito na própria natureza exposta aos olhos de todos em tempos modernos de pesquisas e comprovação cientifica, faculdades que tanto os homens exaltam como símbolo de civilidade. 

A igreja deve lutar com todas as suas forças, para que exércitos de adeptos de Satanás não continuem propagando suas receitas de "paz" infernal, "saúde" doentia, "sanidade" louca, aos homens. A IGREJA DEVE BUSCAR DE DEUS A CAPACIDADE NOVAMENTE DE SER PROFETA DO SENHOR NA TERRA, proclamando as Escrituras e a Lei do Senhor, proclamando também a nova Aliança e Remissão no Sangue de Jesus aos perdidos em tempo e fora de tempo. Se assim A Igreja do Senhor cheia do Espírito de Deus começar a agir, a Palavra será proclamada com eficácia, incomodando os que andam em trevas quanto o conhecimento sobre o Criador. 

Deus colocará ao seu tempo tudo novamente no lugar, nem que uma geração inteira tenha que desaparecer para que isso aconteça, algo muito natural para quem é chamado de o Senhor dos Exércitos. O lema de sua Lei é: O Criador e sua Palavra acima dos homens e nunca os homens e sua palavra acima de Deus! Os homens estão prestes a contemplar grande destruição e a Igreja deve avisá-los que somente a rendição ao Senhor dos Exércitos, Criador do céu e da terra, somente dando ouvidos ao que diz a sua Lei, e crendo na redenção através do seu Filho Jesus Cristo fará com que sobrevivam!

Presbítero

Israel Lopes

Postagens mais visitadas deste blog

Blasfêmia dos homens

Enganadores.

O erro

Ceia do Senhor

Não complique

Entendimento

Páscoa escravagista

Mentira "Santa"

Perdão

Quem crer segue