Sabedoria






“E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.” Tiago 1:5




Ignorância: lat. ignorantĭa,ae ou ign o ratĭo,ōnis 'falta de conhecimento, de saber; Estado de quem não está a par da existência ou ocorrência de algo; estado de quem não tem conhecimento, cultura, por falta de estudo, experiência ou prática; atitude grosseira; grosseria, incivilidade.
Sabedoria: Qualidade, caráter de quem ou do que é sábio; Grande instrução; ciência, erudição, saber; acúmulo de conhecimentos; justo conhecimento das verdades, temperança, reflexão, sensatez; discernimento inspirado nas coisas sobrenaturais e humanas.


Ninguém nasceu sabendo, porém ninguém é obrigado a morrer sem saber. Aquele que passa a ter consciência da sua ignorância, perturba-se por não saber.  É importante entender que o "Temor do Senhor é o princípio da sabedoria" e não o fim. "O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução." (Provérbios 1:7). Desprezar isto é enquadrar-se na qualidade de "louco". Desta forma a necessidade da busca pelo entendimento e o saber deveria ser rotina para todos que no mínimo pensam em tomar os púlpitos, principalmente ao que se refere aos temas Bíblicos e suas doutrinas. 

Afinal ter uma mentalidade cristã, e saber que se atribui a mente de Cristo aos homens que o seguem deveriam preocupar os que utilizam do precioso tempo de culto na congregação para transmitir tudo menos o que diz a Palavra de Deus. A conversão a Deus deveria intimidar os homens quanto a falta de entendimento e idoneidade sobre as Escrituras Sagradas.

Não se compreende onde encontra-se apoio bíblico para tolerância à tantas tolices e ignorância sobre temas bíblicos e seculares nos púlpitos evangélicos nos dias presentes. Só é possível este feito, com o não reconhecimento dos erros cometidos, e o desprezo pela necessidade de buscar ser sábio em Deus. Desta forma o individuo beira ao cúmulo da soberba, ou seja, o orgulho pelo não saber. O Cristão precisa dizer não a ignorância bíblica por parte de pastores, pregadores e qualquer um que diga que Deus o chamou para uma obra. 

Pois se assim não fizer continuará ouvindo homens falarem aos seus ouvidos todo tipo de fábula e contos em nome de Deus, onde sempre suas opiniões acerca da vida dos membros é a que valera e não o que está escrito nas Escrituras. Desta forma o que seria para ser um campo de benção para o povo de Deus, passa a ser apenas meio de vida para mercenários que em nome de Deus falam todo tipo de bobagens, e como que se colocasse uma assinatura espiritual, terminam seus discursos falaciosos com palavras formadas por silabas ao acaso e sons não definidos e desconhecidos os seus significados, intimidando assim os incautos. Rios de dinheiro são retirados do povo religioso cristão evangélico para promover uma vida de luxo a supostos homens de Deus, que se revestem de uma “unção” fabricada em ministérios e denominações diversas por tolerarem a ignorância na congregação, e quando coloco ignorância a coloco no sentido completo da palavra.

Não se deve apoiar o culto à ignorância, tolices não são sinônimos de humildade, o desprezo pelo saber desagrada a Deus que criou o homem a sua imagem e semelhança. Usar textos bíblicos que descrevem sobre a obra de Deus em confundir os sábios desta terra, como subterfúgio para achar desnecessário a instrução e o saber é um pecado."Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; "1 Coríntios 1:27.O uso deste texto para promover a ignorância no lugar do saber é o no mínimo pecado por uma interpretação particular de quem odeia o saber. Entende-se que nenhuma mensagem que vem do homem através da sua sabedoria e inteligência é superior a mensagem contida na crucificação do Filho de Deus e sua ressurreição, para isso bastaria apenas atentar para os versículos que antecedem o texto que diz


Porque Cristo enviou-me, não para batizar, mas para evangelizar; não em sabedoria de palavras, para que a cruz de Cristo se não faça vã.
Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.
Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, E aniquilarei a inteligência dos inteligentes.
1 Coríntios 1:17-19
Porque Cristo enviou-me, não para batizar, mas para evangelizar; não em sabedoria de palavras, para que a cruz de Cristo se não faça vã.
Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.
Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, E aniquilarei a inteligência dos inteligentes.
1 Coríntios 1:17-19
Porque Cristo enviou-me, não para batizar, mas para evangelizar; não em sabedoria de palavras, para que a cruz de Cristo se não faça vã. Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus. Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, E aniquilarei a inteligência dos inteligentes. 1 Coríntios 1:17-19

Não terá outra forma de entender a mensagem de Salvação proclamada através do nascimento, morte e ressurreição de Jesus Cristo, se o Espírito Santo não convencer o homem desta mensagem, pois está fora da compreensão do homem natural, assim como sua forma natural de inteligência. Por isso a  "palavra da cruz é loucura"para uns e outros não, os outros estão destacados como salvos em Cristo. Assim não existem motivos para entender que este texto escrito por Paulo apoia o abandono do saber e conhecer, ao contrário a mente corrompida do homem será regenerada através da Graça com o novo nascimento, e este homem deverá ser atraído pela sabedoria do alto.

Porque Cristo enviou-me, não para batizar, mas para evangelizar; não em sabedoria de palavras, para que a cruz de Cristo se não faça vã.
Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.
Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, E aniquilarei a inteligência dos inteligentes.
1 Coríntios 1:17-19
É importante frisar que aquele momento no lpito em que um pastor apenas fala tolices em nome de Deus, é justamente o momento que o Espirito Santo deixou de usá-lo para falar à Igreja, caso contrário se acreditara que o Espírito Santo também fala tolices. Todos percebem a diferença da palavra dita com  o Espírito Santo a qual  faz a congregação entender os propósitos do Senhor através das Escrituras Sagradas, e muitos também percebem o que são apenas tolices humanas em forma de palavras sábias, se não reagem contra é simplesmente por respeito a tradições denominacionais que colocam um pastor em posição superior a todos da congregação não importando o que ele fale ou pense sobre os textos bíblicos.  

A Bíblia chama alguns casos de “fábulas artificialmente compostas”, "Porque não vos fizemos saber a virtude e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fábulas artificialmente compostas; mas nós mesmos vimos a sua majestade." 2 Pedro 1:16. quando tenta mostrar aos homens, que não pregava o evangelho tendo por base lendas ou contos que por passar de geração em geração, tornam-se como agentes de verdades místicas. Ao contrário de criações fantásticas sobre um personagem fictício, o Apóstolo Pedro descreve que ele com outros foram testemunhas do que agora pregavam aos homens, "mas nós mesmos vimos a sua majestade". 

Se vê não uma invenção de um evangelho, mas o surgimento de um Evangelho verdadeiro e auto suficiente em seu próprio testemunho. Desta forma os homens que anunciam este Evangelho não precisão inventar modismo e nem histórias fantásticas para mostrar aos homens Jesus Cristo, pois Ele e seu Evangelho são por si mesmos fantásticos, porém diferente das histórias fantásticas criadas pela humanidade, Jesus e seu Evangelho são verdadeiros e literais, não são metáforas que apontam para uma compreensão mais abrangente, mas Jesus Cristo é a própria Verdade. Outros textos descrevem esta racionalidade que busca o saber sobre Jesus Cristo e seu Evangelho ao invés da acomodação por ouvir qualquer história "fantástica":  

"Mas rejeita as fábulas profanas e de velhas, e exercita-te a ti mesmo em piedade; 1 Timóteo 4:7; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. 2 Timóteo 4:4; Não dando ouvidos às fábulas judaicas, nem aos mandamentos de homens que se desviam da verdade. Tito 1:14; Nem se deem a fábulas ou a genealogias intermináveis, que mais produzem questões do que edificação de Deus, que consiste na fé; assim o faço agora. 1 Timóteo 1:4"

Quando o homem não iluminado pelo Espírito Santo impõe sua palavra sobre a Palavra de Deus, suas histórias fantásticas, sua interpretação particular dos textos bíblicos, apropria-se do lugar de senhor, comete pecado pois o rebanho de Deus conhece a voz do seu Senhor. A partir de uma atitude desta na congregação o clima fica sombrio, pesado, a paz dá lugar à desconfiança, e o foco passa a ser o homem e seus defeitos, não mais o Deus todo poderoso e sua Glória, e alguns sem escrúpulos para disfarçar o mal estar causado no meio do povo de Deus com sua palavra e doutrina de homem, diz: “se serviu a carapuça, use-a”, lamentável. Mas o antidoto para este veneno, é amar e buscar a sabedoria do alto, e promover o conhecimento, a instrução, pois os mentirosos se beneficiam da ignorância sobre assunto em questão.

Que possam os responsáveis por cantar, pregar, pastorear buscar a sabedoria da parte de Deus, ser sábios em Deus não tem preço, pois a sabedoria do alto não é carnal e nem tão pouco demoníaca, e não sábios nos seus próprios caminhos. Digo não ao culto dos tolos, pois Deus é Luz e não trevas, digo não ao louvor à e exaltação da ignorância e digo não a exaltação dos ignorantes nos púlpitos evangélicos. Não são todos os sábios entendidos chamados para pastorear, pois a glória do chamado de um homem para fazer a obra de deus é do próprio Deus que ordena ao homem.  

Porém não a chamado para nenhum ignorante inescrupuloso que venha de Deus, quem convoca estes são homens e não Deus. Quando Deus chama um homem para pastorear seu rebanho este deve se propor a árdua lida de buscar ser sábio no Senhor. Por outro lado não deve ser nenhum ignorante aquele que almeja o púlpito, pois a ignorância não louva a Deus, ao contrário favorece o engano e em deus não há engano. Muitos encontram apoio para seus atos impensados e preguiça de buscar a sabedoria do alto nas Escrituras Sagradas, no texto que diz que “Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias”. Este texto não dá o direito à existência de tolos pastoreando congregações. Não se podem esquecer os diversos outros textos que permitem a retirada dos tolos de uma liderança que não é lícita para eles.

Segue alguns motivos que a Bíblia fornece para dizer não a ignorância, 31 versículos que mostram claramente que Deus é o Deus da Sabedoria e não da ignorância, ajudam a crer que dizer não a pastores ignorantes que falam em nome do Espírito Santo para validarem suas ideias e vontades não é pecado e sim um favor para o crescimento de uma igreja saudável em Cristo. Pois estes líderes cultuam ignorância nas suas liturgias, pois ignorância sempre foi a corrente que aprisiona e dá poder para inescrupulosos conseguirem riquezas à custa do suor alheio. Levando o povo ao desconhecimento ao invés do conhecimento da verdade. Deus é Deus da sabedoria e não do desconhecimento e as mensagens do Senhor são para trazer para Luz e não lançar a igreja no obscurantismo religioso! Se a cada um dos versículos citados abaixo for estender seus contextos, vamos perceber mais e mais que púlpitos não é lugar para pastores ignorantes, mas pastores cheios de Deus, a ignorância, procede do homem na sua natureza pecaminosa, mas a revelação da verdade e sabedoria procede de Deus o todo poderoso.

Segue alguns motivos que a Bíblia fornece para dizer não a ignorância
  • 1.            O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução. (Provérbios 1:7)
  • 2.            A sabedoria é a coisa principal; adquire pois a sabedoria, emprega tudo o que possuis na aquisição de entendimento. (Provérbios 4:7)
  • 3.            Compra a verdade, e não a vendas; e também a sabedoria, a instrução e o entendimento. (Provérbios 23:23)
  • 4.            Filho meu, atende à minha sabedoria; à minha inteligência inclina o teu ouvido; (Provérbios 5:1)
  • 5.            Porque melhor é a sabedoria do que os rubis; e tudo o que mais se deseja não se pode comparar com ela. (Provérbios 8:11)
  • 6.            Meu é o conselho e a verdadeira sabedoria; eu sou o entendimento; minha é a fortaleza.
  • (Provérbios 8:14)
  • 7.            O Senhor me possuiu no princípio de seus caminhos, desde então, e antes de suas obras. Desde a eternidade fui ungida, desde o princípio, antes do começo da terra.
  • (Provérbios 8:22,23)
  • 8.            Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento. (Provérbios 2:6)
  • 9.            E o menino crescia, e se robustecia em espírito. E esteve nos desertos até ao dia em que havia de mostrar-se a Israel.(Lucas 1:80)
  • 10.         E o jovem Samuel ia crescendo, e fazia-se agradável, assim para com o Senhor, como também para com os homens.(1 Samuel 2:26)
  • 11.         E o menino crescia, e se fortalecia em espírito, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele.(Lucas 2:40)
  • 12.         E Moisés foi instruído em toda a ciência dos egípcios; e era poderoso em suas palavras e obras. (Atos 7:22)
  • 13.         E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor. (Isaías 11:2)
  • 14.         Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda e sejas achado mentiroso.(Provérbios 30:6)
  • 15.         O coração do entendido adquire o conhecimento, e o ouvido dos sábios busca a sabedoria. (Provérbios 18:15)
  • 16.         Porque a sabedoria serve de defesa, como de defesa serve o dinheiro; mas a excelência do conhecimento é que a sabedoria dá vida ao seu possuidor. (Eclesiastes 7:12)
  • 17.         Os olhos do Senhor conservam o conhecimento, mas as palavras do iníquo ele transtornará. (Provérbios 22:12)
  • 18.         Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação; (Efésios 1:17)
  • 19.         Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual; (Colossenses 1:9)
  • 20.         Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; (1 Coríntios 12:8)
  • 21.         E demonstrar a todos qual seja a comunhão do mistério, que desde os séculos esteve oculto em Deus, que tudo criou por meio de Jesus Cristo;Para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus,(Efésios 3:9,10)
  • 22.         Para que os seus corações sejam consolados, e estejam unidos em amor, e enriquecidos da plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus e Pai, e de Cristo, Em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência.
  • (Colossenses 2:2,3)
  • 23.         Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação. (1 Coríntios 1:21)
  • 24.         Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! (Romanos 11:33)
  • 25.         Porque não vos fizemos saber a virtude e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fábulas artificialmente compostas; (2 Pedro 1:16)
  • 26.         Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. (2 Pedro 3:18)
  • 27.         Dizendo: Amém. Louvor, e glória, e sabedoria, e ação de graças, e honra, e poder, e força ao nosso Deus, para todo o sempre. Amém. (Apocalipse 7:12)
  • 28.         Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento, calcule o número da besta; porque é o número de um homem, e o seu número é seiscentos e sessenta e seis. (Apocalipse 13:18)
  • 29.         Aqui o sentido, que tem sabedoria. As sete cabeças são sete montes, sobre os quais a mulher está assentada. (Apocalipse 17:9)
  • 30.         Que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças. (Apocalipse 5:12)
  • 31.         Ele fez a terra com o seu poder, e ordenou o mundo com a sua sabedoria, e estendeu os céus com o seu entendimento. (Jeremias 51:15)

Não há lugar para tolices no Deus da Bíblia!
 
Presbítero
Israel Lopes



Postagens mais visitadas deste blog

Blasfêmia dos homens

Enganadores.

O erro

Ceia do Senhor

Não complique

Entendimento

Páscoa escravagista

Mentira "Santa"

Perdão

Quem crer segue