Repensando a vida



 
“Aquele, pois, que pensa estar em pé, olhe que não caia.” 1 Coríntios 10:12.

Recomendação das Escrituras sobre os que foram aceitos por Jesus Cristo para pertencer a grande família cristã. Apresentam-se cuidadosamente como alertas, cuidados que devem ter os que estão de pé, estes observem para que não caiam: “Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia.” 1 Coríntios 10:12. Com cuidado com textos sem contextos, adianta-se para os irmãos que o contexto deste verso se trata da rejeição por parte de Deus de alguns que conhecendo as verdades e misericórdias do Senhor resolveram tentá-lo, desobedecendo ao Criador: 

Ora, irmão não quer que ignoreis que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem, e todos passaram pelo mar. E todos foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar, E todos comeram de uma mesma comida espiritual, E beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo. Mas Deus não se agradou da maior parte deles, por isso foram prostrados no deserto. E estas coisas foram-nos feitas em figura, para que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram. 1 Coríntios 10:1-6. 

O escritor no texto usa como exemplo os pecados cometidos no passado por indivíduos que presenciaram o livramento do Senhor, presenciaram as maravilhas que o Deus de Israel fez no deserto, e por desobediência deliberada resolveram ceder à idolatria, fornicaram, tentaram ao Deus soberano usando de seus questionamentos quanto ao poder de Deus fazer ou não fazer milagres e murmuradores. Chama a atenção que Deus resolve punir a maioria dos que assim agiram, rejeitando-os quanto a entrarem na terra prometida. Uma punição severa mesmo pois para isto é que o povo saiu do Egito, ter sua própria terra, não apenas para isto, também para adorar ao Deus verdadeiro o grande “EU SOU”! Parece que estas partes muitos não assimilaram o grande “EU SOU”, ou seja, o Deus soberano que decide sobre a vida e morte de homens mortais e também seres espirituais.

Interessante que o mesmo Paulo escreve que nada poderá separar o cristão do Amor de Deus em Romanos: “Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor. Romanos 8:38,39. Porém o mesmo escritor coloca algo de se pensar sobre este tão forte e poderoso, excelente Amor quanto a alguns que por motivos diversos ficaram indignos de uma comunhão com o Senhor e seu povo, é como um resumo quanto pertencer ao Senhor,  que o mesmo Paulo descreve no texto da Ceia do Senhor sobre um julgamento de Deus para com o cristão, onde fica claro que todos que Deus chamou e escolheu para ele, estão debaixo do seu cuidado, e por ele é julgado para que com o mundo não pereça:

“Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice. Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor. Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem. Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados. Mas, quando somos julgados, somos repreendidos pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo. 1 Coríntios 11:28-32.

Se Deus escreveu o nome do indivíduo no livro da vida, este pode ficar atento, pois somente Deus tem o poder para risca-lo, como está escrito: “O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos. Apocalipse 3:5. Se isto não acontece, ou seja, quanto ao nome ser riscado do Livro da vida, este mesmo Deus julgará o seu servo, e o corrigirá como a um filho para que endireite suas veredas, como está escrito: 

E já vos esquecestes da exortação que argumenta convosco como filhos: Filho meu, não desprezes a correção do Senhor, E não desmaies quando por ele fores repreendido; Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho.Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija?” Hebreus 12:5-7.
E qual o motivo? Simples estes são propriedades de Deus, foram resgatados, comprados por um alto preço, em Jesus o Salvador para esta com o Senhor para sempre, como está escrito: “Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.” 1 Coríntios 6:20

Que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranha às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo. Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto. Efésios 2:12,13; Dando graças ao Pai que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz; O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor; Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados; Colossenses 1:12-14;Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue. Atos 20:28.

Em um resumo simples, percebe-se o quanto é maravilhoso pertencer ao Senhor Jesus.  A Graça do Senhor Jesus alcança a vida de um homem e ele torna-se separado para Deus. Sim pela graça e não pelas obras foi escolhido também Abraão, como pela Graça infinita do Senhor a continuidade da promessa aos patriarcas posteriores, esta Graça alcança um povo que sofre nas mãos de uma civilização que não conhece o Deus verdadeiro, e este povo sofrido pela graça infinita do Senhor é liberto para viver livre e adorar ao Soberano. 

O escritor Paulo no texto aos cristãos em Coríntios através de uma comparação muito feliz entre o evangelho de Cristo e aquele povo, declara que sim aqueles homens sim foram batizados todos em um mesmo batismo, sim comeram de uma mesma comida espiritual, e sim beberam de uma mesma bebida espiritual, mas assim mesmo muitos não conseguiram ser espirituais e entender o magnifico propósito do Senhor em ser adorado por eles, em uma terra deles, pois se rebelaram contra o Senhor Deus. 

Desta forma Fazendo comparação com os cristãos em Coríntios, adverte que o Soberano é o mesmo que os salvou com a mesma Graça excelente, e que o passado e recompensa dos que se rebelaram em desobediência ao Senhor no passado estão estampados para todos como advertências, como figuras para estudos de qual Soberano é este deus que salva pela Graça. Mas o melhor é que fica registrado nas Escrituras que este Deus Soberano tem o seu povo como sua propriedade exclusiva, assim tem poder para livrar e julgar, porém de forma diferenciada dos que ele mesmo não escolheu.  

E quando todos acham que o indivíduo para mais nada serve, e por motivos diversos passa a por em risco a sua comunhão com Deus, este sendo propriedade do Senhor é Julgado pelo Senhor para que com o mundo não seja mais julgado. Homens e mulheres diferenciados? Não Um Deus verdadeiro isso sim, e por ser um Deus Soberano de verdade os que foram resgatados pelo sangue de Jesus Cristo, precisam atentar também para suas obras diante deste Deus.

“Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo.”
1 Pedro 2:5

Presbítero
Israel Lopes


Postagens mais visitadas deste blog

Blasfêmia dos homens

Enganadores.

O erro

Ceia do Senhor

Não complique

Entendimento

Páscoa escravagista

Mentira "Santa"

Perdão

Quem crer segue