Fé e Esperança




Fé e Esperança

(Hb 11.8 )“Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia.”

O universo é mais complexo e profundo do que a amostra da imagem iluminada que os olhos humanos podem contemplar. Alguns se contentam apenas em ver, outros querem entender, esta vai ser a básica diferença entre o ficar e o ir. 

O livro aos Hebreus no capitulo 11, deixa para o leitor alguns exemplos de irmãos de fé no Deus dos hebreus que venceram. É chamada está vitória de “testemunho”. Podemos ver isto declarado no mesmo capítulo da seguinte forma “Porque por ela os antigos alcançaram testemunho.” Hebreus 11:2

Interessante que a Fé não pode ser algo no estilo de “lançar a sorte”, de maneira nenhuma, pois a Bíblia diz que eles alcançam testemunho sobre que venceram. A Palavra “testemunho” possui como um dos seus significados “afirmação fundamentada; depoimento, comprovação”, desta forma não é sorte, o que os antigos esperavam estava comprovado, fundamentado como verdadeiro e não como delírio, embora que no momento de luta e perseguição ou mesmo adoração (caso de Abel), não poderia contemplar com os seus olhos. Mas não ver não significa que não exista. Por isso  Hebreus 11 mostra uma lista de eventos e situações, que para os que viveram foi muito difícil suportar, mas suportaram e alcançaram testemunho, estava fora do entendimento de alguns, porém com a caminhada dos servos de Deus, com Deus , tudo foi ficando mais claro: Eis uma pequena lista tirada de Hebreus 11:


  1. Entender que os mundos foram criados pela Palavra de Deus;
  2. Entender que aquilo que se vê de tudo que foi criado, não foi feito do que é aparente;
  3. Oferecimento de um sacrifício aceitável a este Deus que Criou todas as coisas;
  4. Ser transladado não precisando passar pela morte;
  5. Ser o único homem divinamente avisado sobre o que haveria de acontecer na Terra;
  6. Sair do seu conforto para ir receber uma herança que não é sua ainda;
  7. Uma mulher que era estéril dar a Luz a uma criança quando esta já era idosa;
  8. Oferecer seu único filho para morrer a pedido de Deus que disse que te abençoaria;
  9. Abençoar os filhos quanto às coisas futuras, que ainda estão longe dos seus olhos e mente;
  10. Próximo da morte ainda  informar aos que ficam o que vai acontecer;
  11. Ter tudo e escolher não ter nada e ser maltratado para ficar como os que são chamados “povo de Deus”;
  12. Celebrar em obediência um ritual ordenado por Deus para que o destruidor não tocasse em seus filhos;
  13. Muralhas resistentes ruírem depois de rodeadas sete dias por um povo a pé;
  14. Uma prostituta receber salvação por esconder dois homens em sua casa;
  15. Vencer Reinos poderosos;
  16. Fechar bocas de Leões;
  17. Muitos sendo fracos colocaram para fugir exércitos;
  18. Ser apedrejado, serrado, mortos pela espada, desamparados, maltratados;

 Importante frisar o que o texto diz sobre estes: “ E todos estes, tendo tido testemunho pela fé”.
 

Quando Deus é o autor do chamado do homem para fazer algo, o inacreditável aos homens comuns passa a fazer parte da rotina daqueles que Deus elege pelo seu poder.  Mas quando o homem se utiliza de uma fé criada pela própria humanidade, como uma forma de recurso extra, tudo acabará sempre em escuridão, mistérios, problemas, povo perdido, sem respostas, seguindo na idolatria, isso mesmo a idolatria surge para suprir respostas que não se tem acerca das coisas e fenômenos que não se entende. É criada pelo homem e parte da mais simples comparação da natureza até os mais obscuros caminhos do ocultismo.  Vou esclarecer com a parte do texto que nos responde sobre tudo que comentamos.

“Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu”. Veja que nada começa por acaso, aliás, acaso não existe para crente, pois Deus é soberano, só não entendemos os cálculos que Deus faz.  Mas para começar a falar de Fé, deve-se perceber que existe uma palavrinha interessante utilizada para descrever o Pai da Fé, ele foi “chamado”,  a segunda palavrinha é que ele “ obedeceu”. O contexto de Hebreus 11 está ligado a Gênesis 12 : “Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.” Gênesis 12:1

Assim a obediência e a Fé logo estão ligadas por completo a quem chamou o homem Abrãao. Então quem chamou Abraão já garantiu sua vitória muitos anos no futuro, mesmo distante do entendimento de Abraão.  Deus não fez mistério entregou o recado completo, veja no texto a seguir ainda em Gênesis: “E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra. Assim partiu Abrão como o Senhor lhe tinha dito, e foi Ló com ele; e era Abrão da idade de setenta e cinco anos quando saiu de Harã.” Gênesis 12:2-4

A  Fé para o cristão será verdadeira se estiver fundamentada em Deus e sua Palavra. Leia o que Deus disse a Abraão: “E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção.” Agora lemos também o que a Bíblia fala de Abraão: “Assim partiu Abrão como o Senhor lhe tinha dito”. Obedecer a Deus é fundamental para se beneficiar do que Deus prometeu; Assim a Fé de Abraão era racional e não um salto no escuro como alguns querem afirmar sobre a Fé. Não, de maneira nenhuma pode ser a Fé definida assim. Abraão sabia que Deus iria lhe dar muita coisa veja o verso seguinte: “E apareceu o Senhor a Abrão, e disse: À tua descendência darei esta terra”. E edificou ali um altar ao Senhor... Gênesis 12:7. Deus falou novamente com Abraão quando ele pisou em terras dos cananeus. Deus lhe garantiu que as terras pertenceriam a Abraão!

Então o cristão não pode andar por uma fé cega. Se alguém disser para um homem cristão “CREIA!” este deve perguntar em quem, no que, e o motivo, se Deus e sua Palavra não estiver no fundamento dos motivos sair fora é a melhor escolha, pois se livrará de uma heresia , engano e confusão, isto não vem de Deus, Deus é Luz e não Trevas. Abraão não sabia onde iria parar sua caminhada, mas sabia o motivo de estar caminhando! A Fé do Cristão tem fundamento, não é história para boi dormir, e nem se fundamenta em fábulas, ou testemunho qualquer, antes esta fé deve passar no crivo dos Profetas bíblicos, Apóstolos, e Em Jesus Cristo o Autor e consumador da nossa Fé. Crivo é utensílio usado para separar fragmentos, grãos, pedras preciosas, espécie de peneira. É assim que deve ser a Fé e esperança do Cristão, peneirada pela Palavra de Deus.

Presbítero
Israel Lopes!


Postagens mais visitadas deste blog

Blasfêmia dos homens

Enganadores.

O erro

Ceia do Senhor

Não complique

Entendimento

Páscoa escravagista

Mentira "Santa"

Perdão

Quem crer segue