Felicidade

"Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé creste; bem-aventurados os que não viram e creram. João 20:29

Ao navegar na internet encontra-se todo tipo de noticia, boas, ruins, verdadeiras, mentirosas, meias verdades, em fim o que se buscar realmente se acha na gigantesca rede global. O espantoso é quando se direciona as buscas para o campo religioso, logo observa-se que cada religião tenta apresentar provas quanto a eficácia da sua fé. Ao buscar explicações sobre pontos específicos de determinada religião, vemos a apresentação de textos que realmente tentam explicar o que propõe sua religião, se será racional a explicação é outra história. 

O cristão ao apresentar Deus aos homens através do Evangelho de Jesus Cristo, também poderá incorrer em um erro comum, tentar convencer alguém, custe o que custar. Alguns chegam ao cúmulo de incluir a perda da verdade a este custo. Ocorrendo que ao enveredar por este caminho o individuo passa ao partidarismo cego, ou seja, uma adesão cega a um sistema ou doutrina, uma dedicação excessiva a alguém ou algo uma paixão desenfreada beirando a irracionalidade quanto ao tema que se defende, isso é mais conhecido como fanatismo, o que pode ser de maior gravidade quando no caso cristão é dedicado para um evangelho que não é o de Cristo, pois já é claro entre os cristãos a existência de outros evangelhos.

Noticias que entusiasmam alguns quanto ao pensamento “finalmente vão acreditar em Deus!”, expõe ao ridículo os que assim pensam quem estão pregando o Evangelho de Cristo. O Texto abaixo foi retirado da internet para uma demonstração do assunto:

NAO QUEREM QUE SAIBAM A VERDADE, PARA QUE NAO VENHAMOS ACREDITAR NAS ESCRITURAS DA BIBLIA . Pois tudo que estar escrito la estar se profetizando, até mesmo a existência de gigantes ..essa ossada foi escondida do mundo por um pais de primeiro mundo para nãoacreditarmos no que a bibli nos fala! graças a um irmão missionario eu tive acesso a essa imagem e estou divulgando a voces! A biblia nos relata que esses gigantes realmente existiram! geneses cap 04;04 e em 1 Samuel 17;03 e tambem o gigante lami irmão da golias 1 cronicas 20;05! por favor compartilhem antes que essa imagem seja sensurada!

O leitor pode notar que existem muitos erros de escrita, é exatamente assim que está no site que divulgou. Nesta mesma página acompanhando o texto encontram-se várias fotos de escavações e esqueletos gigantes, o que não informam ao leitor é que as fotos são editadas em computadores com editores para serem apresentadas em concursos de fotos e imagens. Tudo pode ser esclarecido com uma pequena busca na Internet, logo aparecem os links, com a notícia verdadeira sobre as imagens. Para quem quiser conferir basta conferir o link onde é esclarecida a reportagem que é usada como exemplo neste texto..

O espantoso é que evangélicos passam a usar estes links para tentar provar que a Bíblia é verdadeira, tentar provar para descrentes que Deus é real, que as histórias da Bíblia realmente merecem crédito, espalham como vírus nas redes sociais, só não imaginam que estão fazendo um desfavor para o Evangelho de Cristo, pois Jesus é a Verdade e não uma noticia inventada. Não é objetivo deste texto, afirmar que histórias bíblicas não aconteceram, ou que a Bíblia não merece crédito, ao contrário, a Bíblia é verdadeira, é a Palavra de Deus, e sendo assim não precisa de apoio moral de noticias ou descobertas extraordinárias para chamar atenção aos textos sagrados, menos ainda de noticias e descobertas mentirosas.

O assunto fica mais sério quando apelações sobre a tentativa de convencer pessoas da existência de Deus e seu grande poder passa a ser obrigação em congregações e suas reuniões, fazendo assim com que cada reunião possua artifícios que mostrarão para fiéis ou telespectadores do evento, que Deus tem poder para resolver os problemas de quem ali está. Surgem assim campanhas acompanhadas por simbolismos, alguns idealizados ao ler textos bíblicos e outros graças a imaginação fértil dos responsáveis pela direção da reunião. É importante frisar que tudo para mostrar provas de que Deus é real e tem poder.

Nestas campanhas na maioria das vezes são utilizados objetos consagrados ao Senhor, exemplos de alguns: Rosa Ungida, botija de azeite, água ungida após oração do pastor, lenços, mantos, cajados, óleo ungido, a lista não é pequena Não esquecendo os votos financeiros incentivados pelos líderes religiosos. Quanto aos votos não há problemas desde que não diga que Deus estará obrigado dar o que o fiel está pedindo por causa do voto, até porque voto se paga quando recebe e não antes de receber, pois não se sabe se Deus vai atendê-lo, assim não se obriga Deus a fazer nada, Ele é onipotente, como fica claro nos textos a seguir:  “Melhor é que não votes do que votares e não cumprires”. Eclesiastes 5:5

Quando fizeres algum voto ao Senhor teu Deus, não tardarás em cumpri-lo; porque o Senhor teu Deus certamente o requererá de ti, e em ti haverá pecado. Porém, abstendo-te de votar, não haverá pecado em ti. O que saiu dos teus lábios guardarás, e cumprirás, tal como voluntariamente votaste ao Senhor teu Deus, declarando-o pela tua boca. Deuteronômio 23:21-23

Então quem quiser pagar votos antes de ser atendido é por conta e risco e não por motivo de uma maior fé. Lembre-se a Palavra de Deus é a regra de fé da Igreja cristã, ao menos deveria ser.
Há uma amostra clara de individualismo levado aos cultos, a necessidade dos homens está como foco principal e não a adoração ao Deus que tudo pode por ser Onipotente.

Esta mistura de informação extra bíblica para dentro das igrejas evangélicas, soam como um desespero para fornecer uma prova através de milagres, ou soluções de problemas, de que Deus existe e tanto o evangelho como a religião cristã é digna de respeito. Mas o que acontece quase sempre é ao contrário, pois as trevas nada têm com a Luz, e engano, trapaças, mentiras, mesmo sem ter certeza de serem como é o caso das notícias em rede sociais nada mais é do que representações das trevas. 

O Evangelho de Jesus é Luz, testifica da Luz, o Evangelho convida os homens para a Luz, é importante observar  que  a nova aliança no sangue de Jesus Cristo ordena “Crer no Senhor Jesus” e não seja obrigado a crer no Senhor Jesus. Um texto muito lido nas igrejas mas esquecido de ser praticado é Zacarias 4:6, pois verbalmente também se pratica violência "E respondeu-me, dizendo: Esta é a palavra do Senhor a Zorobabel, dizendo: Não por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos" Zacarias 4:6 .

O Deus verdadeiro não precisa de advogados, ele não está morto, não é surdo, um dos textos lindos demonstra uma forma compreensível aos homens sobre suas obras quanto a necessidade dos homens:

“Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir. Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.” Isaías 59:1,2

Não há necessidade da barganha, Deus não se interessa por este tipo de oferta, Deus sempre tem os seus motivos para não atender uma petição, e os motivos sempre serão justos. Tentar convencer o mundo das verdades do Evangelho com minhas forças já é uma falta de fé no Espírito Santo, agora argumentações sobre as verdades do Evangelho com mentiras é como dar um tiro nos dois pés, pode não matar, mas atrapalha e a obra não andará a favor do reino de Deus. 

Por muitas vezes se vê especulações quanto a textos bíblicos, inovações doutrinárias quanto ao ser cristão, teologias diversas surgindo de livros na sua maioria de fanáticos por sucesso importado da terra dos criadores do Capitão América. Baseando-se na palavra dita sobre serem “pescadores de homens”, muitos se acham no direito de fabricarem teologias que na sua maioria fundamentam-se em estudos superficiais das escrituras, estruturam-se nas experiências de crentes e tornam-se doutrinas irrefutáveis dentro de igrejas evangélicas, iscas artificiais criadas para atrair determinado público. Algo preocupante é quando mentiras, são testemunhadas como bênçãos e verdades para defesa de um evangelho que não é o de Jesus Cristo; na maioria das vezes a defesa é para preservar a instituição e não os interesses do Reino de Deus.


Vive-se em meio a petições de provas sobre um Deus que o próprio homem está criando e colocando o nome do Deus de Israel. Algumas vezes é dado até o jeitinho para explicar o que não pode ter explicação tão acessível à nossa forma lógica de pensar, como exemplo temos os milagres, no Antigo Testamento, os milagres no Novo Testamento. Muitos colocam contra a parede a fé em um Deus dos hebreus que aceitou também os gentios pela sua Graça, estes continuam como os antigos hebreus pedindo provas deste mesmo Deus. 

Desta forma muitos pastores e pregadores, missionários se veem pressionados e  na obrigação de oferecer estas provas, é assim que se dar início a queda de pregadores ou denominações. Tentando através de seus próprios artifícios provar o que Deus fez no passado para homens que não receberam esse Deus como Ele é. Deste pensamento começam as fórmulas mágicas evangélicas, textos fora de contexto, interpretações diversas das Escrituras, todas se distanciando de uma interpretação histórica gramatical das Escrituras. 

Não existe como deste fervor humano não sair novas doutrinas e novas formas de culto, liturgias, e não podemos esquecer que os mercenários se aproveitarão destes desvios doutrinários para inserir mentiras e falso poder sempre atribuídos ao Espírito Santo, falsos ensinamento, assim como dons espirituais nunca manifestos nas Escrituras, mas se tornaram como premio para quem tem fé e que não poderá ser alcançada essa vitória por homens sem fé. É assim que o Evangelho de Jesus Cristo é escandalizado, pois mentiras chamarão mentiras. Como então solucionar tão grande problema, e que sem dúvida é tão presente e comum, basta ler com atenção as Escrituras e logo deparamos com o desmascarar de muitas igrejas e pastores evangélicos.

Jesus deixou avisado: "Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram.” João 20:29. Então qual o motivo de tantos insistirem em mostrar provas, se houver interesse em mostrar provas esse será do próprio Deus e não dos que creram nele. A ordem é pregar, anunciar e esperar pois Deus se responsabilizará para que os milagres venha a existir, pelo motivo simples, Deus existe, e se não acontecer Deus continuará existindo. A Igreja e o pregador não precisam criar milagres para que Deus não seja desacreditado. O texto bíblico é bem claro a responsabilidade do homem e Deus se responsabilizando pelas provas sobre ele: "E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. 

Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão. Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus. E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém. Marcos 16:15-20 


Uma Igreja, pastor, missionário, pregador, não possui a obrigação de provar nada para seu público a respeito de Deus e suas obras, não precisam se preocupar em convencer o homem sobre Deus e a Salvação através do seu Filho Jesus Cristo, não precisa criar atmosfera de milagres como quem quer iludir as pessoas nos cultos, A igreja não é escola de ilusionismo, esforçar-se para tentar através de fórmulas e metáforas, palavras de efeito, provar o que Deus fez no passado, ele o próprio Deus, através do Espírito Santo se encarregará disso se necessário para os seus e não para os que não são seus vejamos o texto:
E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia. Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. João 6:39,40

Essa é a vontade de Deus e sua vontade não pode ser impedida! O homem não precisa sujar o testemunho lindo de Deus com suas opiniões, isso é criar outro Evangelho, é anátema.

Ao observarmos o texto escrito no livro do Evangelho de Jesus Cristo escrito por João 20.16, fica exposto que as provas do Cristo que ressuscitou são fornecidas pelo próprio Cristo, nada os outros discípulos puderam fazer para provar para Tomé sobre os acontecimentos. Um questionamento surge deste episódio, que é a hipótese imaginária de Jesus não ter ido ao encontro de Tomé, como que seria o desenrolar da vida de Tomé? Ouvindo sempre que Jesus ressuscitou, mas com a grande dúvida sobre este feito ter ocorrido realmente. Especulações a parte, certo é que Jesus não permitiu esta dúvida, no texto Ele Jesus tira a dúvida. Outros encontros ocorreram fortalecendo o desaparecimento das dúvidas quanto ao seu ressurgimento como Filho de Deus que venceu a morte, mas o de Tomé fica registrado com os detalhes da proximidade que Jesus insiste que exista entre Tome e Ele Jesus o Salvador.

Sabemos que a obrigação da Igreja de cristo é anunciar as Boas Novas de salvação aos homens, testificar do Evangelho de Jesus Cristo, e não tentar provar para o povo, o que só o Senhor pode provar com seu Poder e sua misericórdia. O Espírito Santo está com a Igreja de Jesus Cristo, quando anunciamos o Evangelho de Jesus, pessoas podem se arrepender dos seus erros e pecados por um motivo lógico nas Escrituras, que se compreende que o Senhor se aproximou, o Senhor Jesus salvou. Somos todos convencidos pelo Espírito Santo de que Jesus é Senhor e fora dele não há Salvador. Quanto a Igreja, o cristão possui o dever de anunciar Jesus Cristo aos homens.

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6

Presbítero
Israel Lopes

Postagens mais visitadas deste blog

Blasfêmia dos homens

Enganadores.

O erro

Ceia do Senhor

Não complique

Entendimento

Páscoa escravagista

Mentira "Santa"

Perdão

Quem crer segue